Tendências

Open Finance e a experiência do cliente

Open Finance

Open Finance e a experiência do cliente

O ambiente digital domina grande parte da vida dos consumidores em tudo o que diz respeito ao sector financeiro, seja, meios de pagamento, transferências, transações, comunicação entre fornecedores e cliente, muito desta dinâmica acontece no digital, num ambiente alinhado com uma realidade cada vez mais open finance. A experiência do cliente alterou radicalmente e o universo financeiro excede em muito a relação com os bancos, hoje são várias as organizações que oferecem produtos financeiros para além dos bancos.

Ambiente digital domina grande parte da vida dos consumidores em tudo o que diz respeito ao sector financeiro

Tecnologia, dados, segurança, experiência do cliente, são palavras-chave do léxico financeiro e é crescente o poder do cliente sobre os seus dados, em primeira instância é o cliente que decide com quem e como partilha os dados, sem barreiras na transferência dos mesmos. O alerta está em fazer acompanhar este poder do cliente, com meios que garantam a sua segurança, a facilidade com que o cliente movimenta as suas contas e dados, através de diferentes plataformas, faz aumentar o risco e o rigor na proteção do cliente não pode ser negligenciado.

O mesmo se passa em relação ao ambiente regulatório, é expectável que acompanhe as alterações ao mercado, melhor dizendo o open finance, no entanto, é um campo que requer tempo e em que a flexibilidade nem sempre é possível, daí o confronto com lacunas de regulação, em que a resposta surge muitas vezes como reação.

O cliente tem ao seu dispor uma oferta cada vez mais alargada e que não permanece centrada na atividade dos bancos

Por outro lado, esta agilidade de partilha de dados, obriga banca e outros serviços, a impulsionar a sua competitividade, o cliente tem ao seu dispor uma oferta cada vez mais alargada e que não permanece centrada na atividade dos bancos. O cliente é claramente o centro, captá-lo e mantê-lo, é um desafio constante para os players do mercado financeiro e são várias as fontes de disrupção digital e tecnológica a que têm que responder. Os clientes desejam soluções integradas e serviços que permitam reunir os seus dados financeiros e controlá-los, querem respostas personalizadas às suas necessidades e expectativas.

Perante consumidores cada vez mais exigentes, são precisas soluções que traduzam a oferta dos serviços como um todo

O open finance revela sobretudo um ambiente de transformação do setor financeiro, em que perante consumidores cada vez mais exigentes, são precisas soluções que traduzam a oferta dos serviços como um todo, salvaguardando a segurança e a confiança dos clientes nas instituições prestadoras de serviços financeiros.