Associação Portuguesa de Blockchain

Observatório Europeu presente na conferência de blockchain em Lisboa

O observatório europeu, criado já este ano, tem como objetivo “mapear as principais iniciativas, monitorizar os desenvolvimentos e inspirar ações comuns em redor da tecnologia Blockchain”. 

A Aliança Portuguesa de Blockchain anunciou que Ludovic Courcelas, do EU Blockchain Observatory and Forum, uma iniciativa da União Europeia, vai ser orador na Conferência de Blockchain, em Lisboa.

O evento tem lugar a 12 de Novembro e, segundo a organização, Ludovic Courcelas vai apresentar o projeto do Observatório Europeu, uma iniciativa da União Europeia.

O observatório tem como objetivo “mapear as principais iniciativas, monitorizar os desenvolvimentos e inspirar ações comuns em redor da tecnologia Blockchain”.  Para o efeito, o Observatório de Blockchain criou grupos de trabalho para identificar e investigar iniciativas de Blockchain na União Europeia e no resto do mundo.

A “Influência de Blockchain nos Serviços Financeiros” é um dos temas anunciados para a conferência que irá contar com os aportes de Carlos Moura, do Banco de Portugal, Jonathan Betser, da Altrium, Jorge Lesmes, da Everis, e Rogério Campos Henriques, da Fidelidade. A moderação estará a cargo de Manuel Mira Godinho, do ISEG.

Recorde-se que os serviços financeiros são um dos sectores que está atualmente a utilizar a tecnologia blockchain que pode ajudar no desenvolvimento de soluções para a criação de infraestruturas de serviços em mercados emergentes, criar novos produtos com base em sistemas preditivos e mecanismos controlados por smart contracts, soluções de pagamentos e transações financeiras transnacionais facilitadas, ou mesmo mais direcionado para os clientes, como por exemplo a criação de mecanismos de resolução de disputas entre consumidores.

Durante a Conferência de Blockchain serão apresentados os projetos vencedores dos desafios de Blockchain lançados pela Aliança de Blockchain e parceiros como a Abreu Advogados, a EMEL, a Fidelidade e a REN.