Aliança Portuguesa de Blockchain

Multicert singra no Fidelidade Insurance Challenge

A empresa Multicert venceu o concurso promovido em parceria com a Aliança Portuguesa de Blockchain.

A Multicert venceu o concurso Fidelidade Insurance Challenge que visava premiar a melhor proposta de aplicação da tecnologia de Blockchain à indústria de Seguros.

Promovido pela Fidelidade e a Aliança Portuguesa de Blockchain, o desafio, cujos resultados foram divulgados no início de novembro, tinha como objetivo procurar uma solução que permitisse, de forma fácil, criar um seguro para um evento único ou a criação de um modelo de seguro paramétrico, aproveitando a capacidade de monitorizar riscos online com base em parâmetros e no reconhecimento em Blockchain de eventos desencadeados.

A solução apresentada pela Multicert, que venceu o Challenge da Fidelidade, baseou-se no suporte em Blockchain de seguros obrigatórios para eventos desportivos, neste caso uma corrida, gerando mais informação e permitindo novas abordagens no contexto de gestão de apólice e sinistros, explica um comunicado.

A equipa vencedora apresentou uma forma de automatizar e simplificar o funcionamento da rede necessária para que este tipo de seguros possa funcionar num novo contexto, aproveitando as potencialidades da tecnologia Blockchain.

A solução vencedora tem como base o conceito de “smart contracts”, com um conjunto pré-definido de parâmetros e de validações que possibilitam a eliminação de intervenientes humanos nas fases de análise e decisão, bem como a inclusão de funcionalidades e serviços adicionais.

Jorge Alcobia, CEO da Multicert, explicou que a empresa “tem procurado desde sempre ter uma postura inovadora na área da segurança digital, acreditamos que faz parte do nosso ADN e do nosso propósito contribuir para criar uma sociedade digital inovadora e segura, pelo que a evolução para soluções que utilizam tecnologia blockchain que estão associadas a uma evidente componente de segurança e transparência é, para nós, uma evolução natural”.

Segundo  Rogério Campos Henriques, vice-presidente da Comissão Executiva da Fidelidade, a Multicert apresentou uma aplicação que evidencia o potencial da tecnologia Blockchain na evolução de modelos de negócio tradicionais, pois permite aumentar os graus de confiança e a eficiência nas transações entre diferentes partes”.