PSD2

SIBS API Market entre as “mais completas e abrangentes”

A Associação Europeia de Bancos (AEB) reconheceu as caraterísticas funcionais e abrangência do SIBS API Market, revela a empresa em comunicado

A Associação Europeia de Bancos considerou a plataforma portuguesa SIBS API Market como uma das mais completas e abrangentes.  Segundo informação divulgada pela SIBS, a AEB reconheceu as caraterísticas funcionais e abrangência do SIBS API Market.

O SIBS API Market é um investimento tecnológico da SIBS desenhado “para impulsionar o ecossistema de pagamentos e serviços financeiros, no novo contexto de serviços de Open API”. A plataforma é um “sistema de caraterísticas inovadoras na Europa, com vantagens e fatores distintivos, nomeadamente o standard comum, a ligação única, com os mais elevados padrões de alta disponibilidade e resiliência, e a assistência por uma equipa especializada”, detalha a SIBS em comunicado.

De acordo com o estudo realizado pela consultora especializada em transações digitais, Innopay, para a EBA, o SIBS API Market está entre as três plataformas mais completas e abrangentes, num universo de mais de 300 disponíveis e em funcionamento.

Plataforma entre as mais inovadoras

O estudo visava avaliar o estado da inovação bancária via API. Cerca de 77% das plataformas têm somente API em conformidade com a PSD2 e o standard mais adotado é o do Berlin Group.  As API do SIBS API Market “extravasam o âmbito da diretiva e o standard adotado corresponde exatamente ao do Berlin Group, para facilitar as ligações dos TPP”, assinala a SIBS.

A nível nacional, todos os bancos aderentes ao SIBS API Market foram isentados, pelo Banco de Portugal, da obrigação de implementar um mecanismo de contingência, na medida em que demonstraram cumprir os requisitos europeus para a comunicação segura com os TPP, acrescenta ainda o comunicado.

O SIBS API Market disponibilizou, antes dos prazos apontados pela PSD2, as API obrigatórias, nomeadamente a Iniciação de Pagamentos, Disponibilidade de Fundos e Informação de Conta (consulta de movimentos e de saldo).

A plataforma tem ainda disponíveis API de serviços Multibanco e de outros serviços com valor acrescentado como Pagamentos de Serviços, Pagamentos ao Estado e Carregamento de Telemóveis.

SIBS API Market integra 24 entidades financeiras

O SIBS API Market integra 24 entidades financeiras de referência, que representam mais de 95% das contas bancárias, e regista mais de 10 TPP, nacionais e internacionais, a utilizar a plataforma em produção. No ambiente
em sandbox, os programadores e utilizadores já ultrapassam os 600.

A oferta desta plataforma da SIBS é complementada com a API de aceitação de compras MB WAY, que permite aos comerciantes a integração em qualquer sistema, plataforma ou canal.