- Smartpayments News - https://www.smartpaymentsnews.com -

O poder das plataformas e a transformação dos bancos

O poder das plataformas e a transformação dos bancos

O que transforma os produtos e o que provoca o surgimento de novos modelos de negócio é, na maioria das vezes, a chegada ao mercado de novos players que trazem consigo inovação e diferenciação na relação com os consumidores. É este momento que vive o setor bancário!

As plataformas digitais ganham espaço no setor financeiro [1] e têm entre as características diferenciadoras a relação de proximidade que estabelecem com os clientes, é disto que se trata, de garantir uma melhor experiência ao utilizador. Pressupõe comunicar, ou seja, ler os sinais do cliente, escutar e dar respostas que vão ao encontro quer de necessidades, quer de expectativas, os clientes são exigentes e cada vez mais são seletivos nas suas escolhas.

E como é que os bancos podem competir [2]? Construindo também eles proximidade na comunicação com os seus clientes, proporcionando experiências que os façam sentir especiais na relação que estabelecem com o “seu” banco.

A resposta pode estar nas plataformas, no entanto, para que esta seja uma opção bem sucedida é preciso identificar e avaliar qual é a melhor solução. Olhar para as plataformas já existentes, construir a sua própria plataforma, estabelecer parcerias? Tudo vai depender da capacidade do banco em adaptar-se e explorar o potencial máximo de cada uma das alternativas.

Na verdade, todas elas são soluções que giram em torno das interações com os clientes, exigem para além da arquitetura tecnológica, equipas disponíveis para alimentarem essas interações. As cartas estão lançadas, não é só ir a jogo, é preciso jogar para ganhar.