Globalização

Paypal expande serviço de transferência de fundos na Europa

O serviço internacional de transferência de fundos da Paypal, Xoom, foi alargado a mais 32 mercados europeus.

A Paypal anunciou a expansão do serviço de transferências de fundos, Xoom, a mais 32 mercados europeus, incluindo Portugal, alcançando agora mais de 130 mercados internacionais.

Segundo comunicado de imprensa, os utilizadores podem usar esta ferramenta para fazer depósitos em contas bancárias, enviar dinheiro, pagar contas ou carregar o telemóvel, “por metade do valor cobrado num envio tradicional”.

O serviço internacional de transferência de fundos “vai permitir que todas pessoas que queiram apoiar membros da família no exterior (seja para contas médicas, educação, serviços públicos ou outras necessidades financeiras) possam enviar dinheiro para uma conta bancária ou fazer uma transferência monetária rapidamente, por metade do valor cobrado num envio tradicional”, explica a Paypal em comunicado.

Segundo a Paypal, este serviço permite aumentar a velocidade de movimentação de dinheiro através de fronteiras que era, historicamente “lenta”. O avanço é possível devido aos “avanços na tecnologia digital – em particular nos dispositivos móveis – [que] estão a permitir uma redução significativa no tempo de transferência”, refere o documento.

“Com o Xoom, qualquer pessoa com um smartphone num autocarro pode enviar uma quantia de dinheiro que passa a estar disponível rapidamente noutro ponto do Mundo para, por exemplo, pagar uma emergência médica de um membro da família”, explicou Dan Schulman, CEO e presidente do PayPal.

Como funciona

  • Os clientes da Xoom podem enviar até dez mil euros numa única transação.
  • Uma conta Xoom pode ser configurada em alguns passos na aplicação para dispositivos móveis Xoom (versões iOS ou Android) ou através de do site xoom.com.
  • Os atuais clientes da PayPal podem utilizar a sua conta para aceder aos serviços do Xoom para enviar dinheiro para o estrangeiro.
  • Os clientes da PayPal também podem usar suas contas bancárias para transferir fundos, além das opções de débito e cartão de crédito disponíveis através da Xoom.
  • Dependendo do país recetor, os utilizadores podem escolher depositar dinheiro numa conta bancária, enviar dinheiro para recolha ou solicitar entregas de dinheiro na casa do destinatário.
  • As transferências da Xoom podem ser monitorizadas através de atualizações de texto, notificações por mensagem de correio electrónico ou diretamente na aplicação ou no site.
  • Os destinatários podem ver as suas questões respondidas pela equipa de apoio ao cliente em inglês, francês, espanhol, italiano, alemão, filipino e árabe.
  • A Xoom firmou parcerias com bancos e outros parceiros em diversas geografias.
O mercado global de transferências monetárias atingiu os 689 mil milhões de dólares em 2018, um valor que compara com 633 mil milhões de dólares no ano anterior, segundo os dados do Banco Mundial, citados pela Paypal. Em 2019, o fluxo de envio de dinheiro para os países com rendimentos baixos e médios deverá atingir os 550 mil milhões de dólares, tornando-se na sua maior fonte de financiamento externo. O custo médio global de envio de 200 dólares foi de 7% no primeiro trimestre de 2019, de acordo com a base de dados geral de custos para envio de dinheiro do Banco Mundial.