Inovação

Swift testa pagamentos transfronteiriços em tempo real na Europa

Swift Europa

Participam nesta iniciativa da Swift bancos de França, Alemanha, Itália, Luxemburgo, Rússia e Espanha.

Bancos de França, Alemanha, Itália, Luxemburgo, Rússia e Espanha juntaram-se à Swift para testar pagamentos transfronteiriços GPI através do Target Instant Payments Settlement (Tips) do Eurosistema, revela o Finextra.

Embora as mensagens de pagamento circulem na rede Swift em tempo real, a liquidação e o depósito de fundos na conta do beneficiário podem levar alguns dias quando entra no sistema de compensações doméstico nacional.

O advento do tempo real, os sistemas de pagamentos 24/7 e “janelas de crédito” mais longas, possibilitados pela disponibilidade contínua de liquidações bancárias por parte dos bancos centrais (por exemplo as Tips) permite que aquelas frições podem ser eliminadas , assegurando que os pagamentos são creditados em segundos.

As instituições que participam no piloto incluem o Banque Internationale do Luxembourg, o BBVA, o Deutsche Bank, o Natixis, o Santander, o Sberbank e a UniCredit.

Alain Raes, administrador executivo da Swift para a região EMEA e Ásia Pacífico, assinala que “ao ligar os pagamento GPI Swift às Tips, os nossos clientes poderão alavancar os seus investimentos ao disponibilizar um serviço superior aos clientes. O apoio de grandes bancos europeus demonstra o empenho destes em parcerias com a Swift para disponibilizar serviços de pagamento em tempo real, transfronteiriços, seguros e contínuos a nível global”.

Uma acordo semelhante foi testado com sucesso pela Swift em 2018 no sistema de pagamentos instantâneo nacional da Austrália, a New Payments Platform (NPP) e um grupo de bancos da Austrália, China, Singapura e Tailândia.

O que é o Tips

O serviço Target – Instant Payment Settlement (Tips) posibilita a liquidação contínua de pagamentos instantâneos ao nível europeu (24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano), explica o Banco de Portugal. O serviço baseia-se no modelo SEPA Instant Credit Transfers (SCTinst) do Conselho Europeu de Pagamentos (em inglês, European Payments Council – EPC).