Meios de Pagamento

Suspensão de comissões para incentivar pagamentos com cartão chega ao fim

Número médio de transações por cartão Visa cresce 7,5% em Portugal
O Governo decidiu em abril deste ano suspender a comissão fixa, a suportar pelos comerciantes, pela aceitação de cartões de pagamento, e aplicar uma isenção de custos a particulares pela utilização de canais digitais como o homebanking. A medida chegou ao fim no passado dia 30 de junho.

Recorde-se que estas medidas fizeram parte de um ‘pacote’ de medidas excecionais para minimizar o impacto do covid-19 na economia e tinham como objetivo incentivar a utilização de cartões de pagamento para que os consumidores reduzissem o manuseamento de numerário, mais suscetíveis de propagação do coronavírus.

Terminado este período de suspensão, as entidades de pagamentos (maioritariamente bancos) passam agora a poder cobrar aos comerciantes a comissão fixa por cada pagamento com cartão, físico ou desmaterializado, como o MB Way, efetuado em terminais de pagamento automático.

Durante o estado de emergência decretado em Portugal as transações online registaram um aumento e a Caixa Geral de Depósitos chegou a revelar que, em março, o banco registou um aumento de 30% no número de utilizadores da sua aplicação Caixadirecta, tendo atingido 700 mil utilizadores únicos e mais de 17 milhões de utilizações.