Inovação

SIBS lançou serviço de BI e portal de indicadores

Portal do Consumidor SIBS

O novo portal é um complemento ao novo serviço SIBS Analytics e disponibiliza mais de mil milhões de indicadores sobre o consumo em Portugal.

A SIBS anunciou a disponibilização de um novo serviço de business intelligence, orientado para empresas e instituições: o SIBS Analytics. Anunciou também, como complemento, a disponibilização online um novo “Portal de Indicadores de Consumo“, com mais de mil milhões de indicadores sobre o consumo em Portugal.

O SIBS Analytics é um serviço de business inteligence e as estatísticas daí retiradas podem ser úteis, por exemplo no desenvolvimento quer de estudos académicos, quer no suporte à tomada de decisões de negócio empresariais.

Através do SIBS Analytics, as organizações passam a ter acesso a relatórios e análises personalizados sobre compras e pagamentos. Os resultados baseiam-se em dados reais processos pela SIBS, mas agregados e despersonalizados. São uma fonte de “informação relevante para o suporte a decisões de negócio”, defende a SIBS em comunicado.

“O Portal de Indicadores de Consumo e o SIBS Analytics enquadram-se na estratégia da SIBS de inovação e de dinamização da economia digital em Portugal”, afirma Madalena Cascais Tomé, CEO da SIBS.

Indicadores de consumo

O Portal de Indicadores de Consumo apresenta informação de forma visual através de gráficos, mapas ou infografias, sendo um complemento ao serviço SIBS Analytics.

A informação apresentada no portal , tem por base os dados recolhidos através de pagamentos eletrónicos e acesso a numerário processados pela SIBS ao longo dos últimos dois anos.

Segundo a SIBS, proporciona, “de forma macro, agregada e aproximada, uma visão 360º sobre o consumo e as características dos consumidores portugueses e estrangeiros em Portugal através de um conjunto selecionado e representativo de dados relativos a operações de pagamentos eletrónicos e numerário”.

Os indicadores estão organizados em dois grandes conjuntos. A caraterização do consumo agregado (número e valor transacionado, de forma segmentada por setores de atividade e geografia) e a caracterização do consumidor português e estrangeiro em Portugal (por grupos de consumo e períodos de estadia, respetivamente).