Inovação

Schwarzkopf Professional adoptou app de pagamentos móvel

A Schwarzkopf Professional, unidade de cuidados profissionais de beleza da Henkel , optou pela solução mPOS, da SIBS, para digitalizar pagamentos no canal de vendas e ser mais sustentável.

A Schwarzkopf Professional, unidade de negócio de cuidados profissionais de beleza da Henkel escolheu a app de pagamentos mPOS (mobile Point of Sale), da SIBS para optimizar os pagamentos dos fornecedores e, em simultâneo, para prosseguir o seu caminho enquanto marca sustentável e amiga do ambiente.

Após o projecto-piloto, que teve a duração de um mês e meio, a app está em produtivo e é utilizada pela Schwarzkopf Professional, a marca-mãe de cuidados profissionais de beleza, que inclui marcas como a BlondMe, a Osis+, a Igora ou a BC.

Projeto-piloto contou com equipa da SIBS

O projecto-piloto decorreu na unidade de negócio Schwarzkopf Professional  “com o objetivo de satisfazer a necessidade digital dos nossos clientes e também da Henkel”, explicou Vasco Soares, responsável de gestão de crédito para Portugal e Espanha, na Henkel Ibérica, à Smartpayments News.

A iniciativa contou com o apoio da SIBS que, após a identificação do serviço que melhor correspondia aos objectivos das marcas, “disponibilizou uma equipa multidisciplinar, para apoio ao nível técnico, tecnológico e de gestão do serviço”, João Oliveira, da equipa comercial da SIBS, ao Smartpayments News. Deste modo, foi possível à Henkel retirar “o máximo partido desta solução, mas para que também transmitir a informação relevante para os seus próprios clientes aderirem e usarem a solução com os melhores resultados”, acrescentou João Oliveira.

Por seu lado, Vasco Soares recordou que “cerca de 39% dos clientes Schwarzkopf Professional efetuavam pagamentos através de cheque, o que aumentava o tempo de processamento e a necessidade de recursos. Com a aplicação mPOS o processo é agora automático e muito mais prático”. Os clientes da Schwarzkopf Professional são cabeleireiros e similiares.

A utilização da aplicação permitiu “incrementar o nível de automatismo no processo de pagamentos”, o que é “um claro benefício”, defendeu Vasco Soares.

Além disso, o mPOS está integrado na estratégia Henkel 2020+, porque, ao “minimizar o número de pagamentos por cheque aos nossos representantes comerciais”, regista-se uma “significativa redução de tempo, custos e recursos na gestão de pagamentos”.

A Vasco Soares explicou que, “para efetuar o pagamento, o gestor comercial necessita apenas de instalar a aplicação mPOS no seu telemóvel”. Depois de instalada, bastará introduzir o valor a pagar na aplicação e selecionar o método de pagamento escolhido pelo cliente. Se a opção for MB Way, a aplicação mPOS gera automaticamente um QR Code que será posteriormente lido na aplicação MB Way para o cliente completar a transação. No caso dos pagamentos via cartão bancário, o cliente deve efetuar o pagamento no terminal.

Além disso, a aplicação mPOS “permite flexibilizar o processo e possibilita ao cliente receber o seu recibo de forma digital mais rapidamente, evitando a necessidade de utilização de papel”, uma medida que vai ao encontro das metas de sustentabilidade definidas pela companhia”, concluiu Vasco Soares.

Estratégia 2020+ visa um futuro mais sustentável 

Esta iniciativa da Schwarzkopf Professional está integrada na estratégia de longo prazo Henkel 2020+, que visa “gerar um crescimento lucrativo sustentável até 2020 e daí adiante”, explicou Vasco Soares. Para o efeito, a empresa pretende focar-se mais no cliente, e ser mais inovadora, ágil e digital, promovendo a “sustentabilidade em todas as nossas atividades comerciais e reforçando a nossa posição de liderança no futuro”, detalhou.

A estratégia é composta por quatro prioridades: “impulsionar o crescimento, acelerar a digitalização, aumentar a agilidade e financiar o crescimento”, concluiu Vasco Soares.

A app mPOS é uma aplicação móvel que substitui os terminais de pagamento automático (TPA) tradicionais. João Oliveira, da equipa comercial da SIBS, explica que a solução foi desenvolvida pela SIBS para “dar maior mobilidade e facilidade de uso no comércio físico” e foi desenhada para comerciantes que “pretendam ter a tecnologia mais moderna ao seu dispor”.

O mPOS, da SIBS, é um upgrade do TPA móvel tradicional, com “um design inovador e moderno, com ecrãs intuitivos e de fácil navegação, mais compatível com os modelos de negócio atuais”, podendo ainda ser carregado através de uma porta USB.

O responsável da SIBS explicou ainda que é possível fazer visualização de transações no terminal, realizar filtros para consultas, devoluções e reenvio de comprovativo. Pode também ser integrado com o sistema de facturação da empresa. O comprovativo de pagamento pode ser enviado por mensagem de correio electrónico para o cliente.

A app aceita pagamentos com MB Way, através de QR Code ou número de telemóvel. É acompanhada por um dispositivo de leitura dos cartões de pagamento dos clientes. O mPOS inclui ainda um software development kit para personalização das componentes gráficas (imagens, cores, texto, tipo de letra) e integração com as aplicações dos comerciantes.

Em matéria de segurança, o mPOS está associado à solução PayWatch que “agrega capacidades analíticas avançadas e inteligência artificial, e que está desenhada para fazer frente às novas tipologias de fraude e ataques de cibersegurança”, rematou João Oliveira.