Meios de Pagamento

Rede Multibanco existe há 35 anos

Rede Multibanco existe há 35 anos
Foi no dia 2 de setembro de 1985 que nasceu a rede de caixas Multibanco. 35 anos depois, existem em Portugal cerca de 12 mil terminais das redes Multibanco e ATM Express.

Numa nota enviada às redações, a SIBS, que gere a rede Multibanco em Portugal, sublinha que “a rede Multibanco foi o primeiro grande motor de inovação e digitalização em Portugal. Ao longo de 35 anos, a rede foi evoluindo por forma a oferecer serviços inovadores de forma simples, cómoda e prática a todos, contando hoje com mais de 60 funcionalidades que facilitam o dia a dia dos portugueses, entre elas serviços pioneiros como a compra de títulos de transporte e passes, o carregamento de telemóveis, o pagamento de portagens, pagamento de serviços como água, luz ou gás, pagamentos ao Estado, e até angariação de donativos para organizações de solidariedade. Aliás, hoje, Portugal é um dos países com maior número de operações oferecidas através de ATM.”

Segundo Madalena Cascais Tomé, CEO da SIBS, “Portugal deve ter orgulho no que foi feito e no que continua a ser alcançado pelo sistema Multibanco, uma marca 100% nacional, posicionada ao nível do que melhor se faz em termos de tecnologia e economia digital. É uma satisfação para nós podermos ver o crescimento do Multibanco em Portugal e o contributo positivo que trouxe para todos os portugueses ao longo destes últimos 35 anos. Graças à cooperação entre várias entidades foi possível construirmos o que hoje em dia é um dos sistemas de pagamentos mais evoluídos do Mundo. Temos como objetivo continuar a inovar, contribuir para simplificar o dia-a-dia dos portugueses e acelerar a digitalização dos restantes mercados onde estamos presentes”.

Os últimos dois anos, em particular, foram de recordes para a rede Multibanco. No primeiro semestre deste ano, foram efetuadas mais de 717 milhões de operações nos ATM e TPA) da rede Multibanco, num total de 36 mil milhões de euros. Também no primeiro semestre de 2020 foi alcançado um recorde histórico no número de TPA disponíveis nesta rede – cerca de 373 mil.

Já na história mais recente, em 2015, a SIBS levou o Multibanco para os smartphones dos portugueses com o lançamento do MB Way, aplicação que permite aos portugueses realizar as suas operações preferidas, apenas com um telemóvel, e que permite levantar dinheiro em qualquer caixa Multibanco sem necessidade de introduzir o cartão bancário, fazer compras online e em loja, enviar dinheiro e dividir contas com os seus amigos.

Atualmente, a app MB Way conta já com mais de 2,6 milhões de utilizadores, registando mais de 4,5 milhões de compras mensais e mais de 10 milhões de operações, um valor que tem registado um crescimento mensal superior a 10%.