Inovação

Pagaqui disponibiliza novo serviço de pagamentos aos comerciantes

A nova solução é baseada em cartões bancários e terminais de pagamentos automáticos, prescindindo da fidelização.

A Pagaqui colocou no mercado uma nova solução de aceitação de pagamentos com cartões bancários através de terminais de pagamento automático. O serviço não exige fidelização, diz um comunicado.

O TPA Pagaqui aceita pagamentos com cartões de débito e crédito internacionais Visa e Mastercard presencialmente nos estabelecimentos comerciais e também online.

A empresa avança em comunicado que está em negociações para alargar a oferta a outros emissores internacionais.

João Barros, Pagaqui

“Todos os terminais físicos disponibilizados pela Pagaqui têm incorporada a tecnologia contactless e aceitam cartões de débito e crédito internacionais Visa e Mastercard, não existindo a necessidade de os comerciantes, como até agora, muitas vezes serem obrigados a disporem de dois terminais distintos, um para aceitação dos cartões de débito e outro para os de crédito, duplicando as despesas com os respetivos terminais”, adianta João Barros, CEO da Pagaqui.

Uma das principais inovações da solução da Pagaqui está relacionada com a ferramenta de back-office disponibilizada aos comerciantes. Em causa estão especialmente os que têm necessidade de controlar as cobranças em múltiplos pontos de venda. A ferramenta permite aceder à informação online e em tempo real, argumenta a empresa. Segundo uma nota de imprensa, a solução permite facilitar as necessárias conciliações, diminuindo o nível dos potenciais erros e eventual fraude.

“A necessidade que existe no mercado português por uma solução como a da Pagaqui é notória porque, e segundo dados do Banco de Portugal relativos a 2017, apesar dos cartões de crédito representarem cerca de 30% dos cartões emitidos em Portugal, estes são aceites em menos de metade dos terminais existentes”, diz Barros.

Apenas um número reduzido de terminais, segundo o mesmo, tem disponível a tecnologia contactless e cerca de metade dos 317 mil terminais existentes em 2017 não aceitavam cartões dos “schemes” internacionais Visa e/ou Mastercard, o que limita muito os turistas que nos visitam de poderem utilizar os seus cartões bancário, detalha a informação disponibilizada pela empresa.

“Até ao final de 2019 queremos contar com mais de 3000 estabelecimentos comerciais aderentes” ao novo serviço, comenta João Barros, CEO da Pagaqui.

A equipa especializada da Pagaqui irá assegurar a qualidade do serviço prestado na rede de aceitação através de um acompanhamento personalizado, fortemente empenhado em prestar um serviço personalizado, que permita ganhos de eficiência no controlo da informação através de uma solução de reporting e integrações com softwares de faturação.

A Pagaqui é uma empresa portuguesa criada em 2014 ao comercializar quatro produtos. “Atualmente já disponibilizamos aos nossos clientes um portefólio de serviços bastante alargado, através de uma rede com mais de 3000 agentes numa lógica de proximidade e horários de conveniência”, diz João Barros.

A empresa tem centrado a sua atividade na cobrança em numerário de diversos serviços. “Até ao final de 2019 queremos contar com mais de 3000 estabelecimentos comerciais aderentes” ao novo serviço, comenta João Barros, CEO da Pagaqui.