Inovação

Crédito Agrícola lança app alternativa aos balcões

Moey é a nova aplicação bancária do Crédito Agrícola. Entre outras funcionalidades, é uma alternativa para pagar em lojas físicas e online

O Crédito Agrícola lançou uma nova solução bancária digital mobile-only, a 11 de setembro. A Moey destina-se a pessoas que “procuram por uma alternativa prática e funcional à oferta bancária de hoje em dia”, anuncia comunicado.

Ricardo Madeira, diretor de digital e de inovação do Grupo CA e diretor do moey, explica, mais detalhadamente, que a aplicação se destina a pessoas “que procuram por uma alternativa prática e funcional à oferta bancária de hoje em dia, sem custos [de adesão ou manutenção] e adequada a um estilo de vida urbano, constantemente on-the-go“.

As principais funcionalidades da aplicação incluem enviar e pedir dinheiro a partir dos contactos do telemóvel, poupar dinheiro, controlar os gastos mensais, pagar com o telemóvel, partilhar despesas com contactos e/ou com grupos de contactos, além de permitir o acesso a funcionalidades do MBWay, como, por exemplo, levantar dinheiro sem cartão. Permite ainda fazer levantamentos e pagamentos em TPA no estrangeiro.

Face a outras soluções disponíveis no mercado nacional e internacional, Ricardo Madeira assinala vários pontos de diferenciação. Quando comparada com players internacionais “o principal ponto de distinção além de funcionalidades novas e que não existem noutras apps bancárias (como por exemplo, a funcionalidade de criação de grupos para divisão de despesas), destacamos a integração total com a rede Multibanco assim como a integração com MB Way“.

Em relação aos players nacionais, a Moey destaca como factor diferenciador da concorrência, o “processo de adesão”. Esta é efectuada em cerca de 10 minutos e de forma completamente digital, sem por isso ser necessária a deslocação física a um balcão”. Além disso, existe um sistema de apoio ao cliente, associado à aplicação, disponível todos os dias das 9h00 às 24h00.

Integrações da Moey

A Moey é gratuita e está disponível para descarregar nas lojas online Google Play e App Store. A aplicação conta já com integrações com o MB Way, a Apple Pay e, em breve irá ter também uma wallet em Android.

A integração da aplicação com o Apple Pay permite fazer compras na Internet ou em lojas físicas através de um Apple Watch, Mac, iPhone ou iPad. Este sistema pode ser utilizado em todos os locais do mundo que aceitem pagamentos contactless. Em matéria se segurança, esta está garantida com o sistema de códigos de segurança de utilização única, que permite ao utilizador pagar sem que os números reais dos cartões sejam armazenados no dispositivo ou nos servidores da Apple.

O processo de desenvolvimento da app do Grupo Crédito Agrícola, a cargo de uma equipa multidisciplinar com cerca de 200 pessoas, que uniu Portugal, EUA, Polónia, Espanha, Dinamarca, República da Irlanda e Islândiadecorreu durante cerca de um ano.

Em matéria de segurança, o moey cumpre com as regras derivadas de PSD2 em relação à autenticação forte, destacou Ricardo Madeira.