Meios de Pagamento

Mastercard reforça a sua estratégia multirail através da aquisição da Nets e reforça a estratégia de diversificação da oferta

Mastercard

Mastercard reforça a sua estratégia multirail através da aquisição da Nets e reforça a estratégia de diversificação da oferta

A Mastercard tem vindo a adaptar-se às novas exigências do mercado através de uma estratégia de diversificação da oferta de meios de pagamento para lá dos tradicionais cartões. A aquisição da plataforma NETS foi mais um passo nesse sentido. Iniciada em 2019, esta é considerada a maior aquisição da história da Mastercard.

A NETS é uma empresa dinamarquesa especialista em tecnologia de pagamentos focada no desenvolvimento de tecnologia para o fornecimento de serviços de pagamento conta-para-conta, incluindo compensação, serviços de pagamento instantâneo e aplicações de faturação eletrónica.

Através desta aquisição a Mastercard passa a reforçar a disponibilização de soluções de pagamento de contas em tempo real que começou em 2016 quando anunciou a aquisição da Vocalink, uma empresa britânica especialista nesse segmento. Dispor de uma estratégia multicanal de recursos de pagamento é um dos eixos de crescimento definidos pela Mastercard e que está cada vez mais presente no portfólio da empresa. O seu objetivo é manter vários tipos de pagamentos conectados entre si numa única infraestrutura. A segurança, eficiência e a confiança estão presentes em qualquer um deles, tornando irrelevante onde acontece, começa e termina a transação. Trata-se de «dar maior liberdade de escolha e flexibilidade aos consumidores que querem uma alternativa de pagamento que funcione quando precisam, que seja simples de aceder e fácil de usar», como refere a Country Manager da Mastercard, Maria Antónia Saldanha em entrevista ao Jornal Económico. Menciona ainda que «investimos num futuro onde as economias irão beneficiar com o aumento da velocidade de circulação do dinheiro, com maior segurança, simplicidade e conveniência».

Esta estratégia responde ao crescimento dos negócios digitais que obrigam também a adaptações nos meios de pagamento, como a disponibilização de pagamentos instantâneos, ao mesmo tempo que permite acompanhar a evolução digital e combinar os novos recursos com os cartões físicos tradicionais. O principal ganho está na manutenção da competitividade. Através da conjugação e combinação da utilização de diferentes canais, a Mastercard consegue robustecer a capacidade de resposta a praticamente todas as necessidades de pagamento de diferentes agentes (famílias, empresas, Estado).