Meios de Pagamento

Mastercard alarga colaboração com empresas financeiras para aumentar segurança do ecossistema de Open Banking

Mastercard alarga colaboração com empresas financeiras para aumentar segurança do ecossistema de Open Banking
As empresas financeiras Aion, DiPocket e a Modulr assinaram acordos para utilizar a solução Mastercard Open Banking Protect. A solução da Mastercard defende as instituições que gerem contas de clientes de fornecedores maliciosos ou não autorizados.

“A legislação PSD2 na Europa permite que os TPPs acedam a contas bancárias, com o consentimento do cliente, para fornecer novos produtos e serviços, no entanto, as instituições que detêm as contas continuam a ser responsáveis pelos fundos. Por este motivo, é importante que as instituições financeiras tenham a possibilidade de verificar com rapidez os pedidos de Open Banking dos TPPs, com os quais podem não ter qualquer relação prévia, e assegurar que têm implementados sistemas robustos de deteção precoce capazes de dar os sinais de alerta perante potenciais fraudes”, explica a Mastercard numa nota enviada às redações.

A solução Open Banking Protect da Mastercard permite melhorar a capacidade de combate à fraude no Open Banking e a confiança das instituições financeiras ao aprovar pedidos de entidades externas, através da disponibilização de dois serviços: Validação de licenças e certificados, com verificação imediata da certificação e do estatuto de registo da TPP contra todos os diretórios relevantes; e Monitorização de Fraude, utilizando dados de rede sobre um determinado TPP para detetar tendências e alterações nas atividades regulares através da monitorização de comportamentos, a fim de impedir pedidos potencialmente fraudulentos.

Jim Wadsworth, SVP, Open Banking da Mastercard, sublinha que “num momento de forte dinâmica no ecossistema de Open Banking, as instituições financeiras, os TPPs e os utilizadores continuam preocupados com o potencial de fraude e falhas de segurança. O Mastercard Open Banking Solutions™ é alavancada sobre a nossa considerável experiência na operação e apoio de sistemas bancários e de pagamentos globais para ajudar a garantir que o ecossistema de Open Banking funciona perfeitamente e com foco na segurança. Concebemos a Protect para oferecer as funcionalidades de segurança e proteção reforçadas para as instituições financeiras e TPPs que utilizam Open Banking, incluindo a verificação de TPP e o controlo da fraude através de uma solução líder no mercado”.

“A colaboração é fundamental para construir um mercado de Open Banking resiliente e estamos muito satisfeitos que a Aion, a DiPockete e a Modulr sejam os mais recentes de uma série de parceiros da Mastercard, enquanto trabalhamos para criar um sistema ainda mais seguro para todos os participantes”, conclui.