Meios de Pagamento

Kevin, a fintech que ousa desafiar o «império» dos pagamentos com cartão

Kevin a fintech

Kevin, a fintech que ousa desafiar o «império» dos pagamentos com cartão

Kevin, é o nome da fintech que quer agitar o tradicional ecossistema de pagamentos que é dominado pelos cartões bancários.

O objetivo da Kevin é fornecer uma «infraestrutura de pagamento baseada em bancos abertos para competir com a Visa e Mastercard». Através da tecnologia desenvolvida por esta startup é possível fazer pagamentos sem cartões, poupando plástico e a respetiva anuidade. Além de não serem necessários cartões, as transações são efetuadas diretamente a partir das contas bancárias dos clientes – numa lógica A2A – sem recorrer a quaisquer fornecedores de serviços de pagamento terceiros.

A infraestrutura de pagamentos que está a ser desenvolvida por esta fintech baseia-se na banca aberta que se encontra regulamentada pela Diretiva Europeia de Serviços de Pagamentos, a PSD2.

Embora a PSD2 exija que todos os bancos e instituições financeiras tornem públicas as suas API (Interfaces de Programação de Aplicativos) para fornecedores terceiros licenciados, a Kevin desenvolveu as suas próprias ligações aos bancos sem utilizar quaisquer agregadores de terceiros, com peritos internos para garantir transações seguras e sem problemas. O resultado será um acréscimo extra da segurança e, por conseguinte, da confiança por parte do cliente.

Esta nova forma de fazer e pensar os pagamentos atinge não só o cartão tradicional, mas também os pagamentos por link, no ponto de venda (POS), débitos diretos e pagamentos online.

Oferece também soluções de transação totalmente personalizáveis que se adaptam à dimensão de qualquer negócio. Por exemplo, os pagamentos POS permitirão aos clientes pagar sem problemas a partir das suas contas bancárias por mercadorias em lojas físicas através de terminais de cartões eletrónicos existentes utilizando tecnologia NFC. Já os comerciantes podem vir, com este sistema, a evitar redes de cartões e poupar bastante nas taxas e comissões de transação.