- Smartpayments News - https://www.smartpaymentsnews.com -

Minsait cria filial de meios de pagamento

A Minsait [1], uma empresa do grupo Indra [2], anunciou a criação de uma filial, a Minsait Payments, que agrupa os produtos, soluções e serviços de meios de pagamento da empresa. Agrupa ainda os mais de mil profissionais especializados da Minsait no Sul da Europa, América Latina e EUA.

O objetivo, avança em comunicado, é “aumentar a sua agilidade comercial, potenciar a inovação, dar um maior enfoque na gestão e atingir maior capacidade estratégica”.

A empresa pretende deste modo, tirar partido do potencial do mercado de meios de pagamento e atingir um crescimento de dois dígitos anuais nas suas receitas ao longo dos próximos cinco anos.

A Minsait Payments propõem-se potenciar “uma proposta única e diferenciadora de serviços digitais, baseada na geração de inteligência e na aplicação de algoritmos de aprendizagem automática”.

Com esta filial, a Indra pretende fortalecer a sua posição no Sul da Europa, América Latina e EUA, tirando partido do potencial de crescimento do segmento dos meios de pagamento, uma das áreas que gera mais valor, inclusive dentro da Indra.

O “mercado de meios de pagamento registará um crescimento médio anual de 6% em cinco anos, passando de um volume de 1,29 biliões de euros em 2018 para 1,86 biliões em 2041, o que equivale a um crescimento acumulado de 44% nesse período”, segundo o Relatório de Tendências de Meios de Pagamento da Minsait.

Os principais vetores de crescimento para os próximos anos no mercado de meios de pagamento são a transição para economias sem numerário (moedas e notas), o boom do e-commerce e o crescimento do canal de pagamentos online (com uma importância crescente dos meios de pagamento alternativos).

Na América Latina, os pagamentos em dinheiro vão passar de 58% do valor total dos pagamentos em 2018 para 36% em 2022, e esta tendência será de 47% a 30% na região EMEA (Europa, Oriente Médio e África) de acordo com estimativas. Esta mudança implica um aumento significativo no volume de pagamentos por meio de canais alternativos.

O valor total dos pagamentos online em comparação com os pontos de venda físicos deve aumentar de 23% em 2018 para 31% em 2024.

A Minsait tem uma forte presença nos principais bancos de 17 países. Processa mais de 220 milhões de cartões, gere mais de 100 mil pontos de venda e 15 mil caixas automáticas (ATM), registando mais de 100 milhões de transações nos seus sistemas, todos os meses.