Novo Pacote

Financiamento Digital

financiamento digital scaled

A Comissão Europeia apresentou um novo pacote de financiamento digital, o objetivo é reforçar a competitividade europeia através da inovação financeira e proporcionar aos consumidores mais oportunidades de escolha.

  1. Estimular a partilha de dados financeiros e o acesso transfronteiriço a produtos financeiros, tendo por base o princípio de que os prestadores de serviços financeiros, quer sejam bancos tradicionais, quer sejam empresas de tecnologia concorram equitativamente.
  2. Agilizar os pagamentos de pequenos montantes em lojas e transações de comércio eletrónico. Com este propósito a Diretiva Serviços de Pagamento 2 (PSD 2), que será revista no quarto trimestre de 2021, constitui um marco importante.
  3. Legislação sobre os criptoativos, que visa uma representação digital de valores ou direitos que podem ser armazenados e comercializados por via eletrónica. As novas regras permitem aos operadores autorizados num Estado-membro prestar os seus serviços em toda a União Europeia.
  4. Melhorar a supervisão a ciberataques, sendo que a legislação proposta exigirá que todas as empresas sejam capazes de resistir às ameaças ligadas às tecnologias.

Conheça Aqui a abordagem da Comissão Europeia