A Comissão Europeia apresentou um novo pacote de financiamento digital, o objetivo é reforçar a competitividade europeia através da inovação financeira e proporcionar aos consumidores mais oportunidades de escolha.
- Estimular a partilha de dados financeiros e o acesso transfronteiriço a produtos financeiros, tendo por base o princípio de que os prestadores de serviços financeiros, quer sejam bancos tradicionais, quer sejam empresas de tecnologia concorram equitativamente.
- Agilizar os pagamentos de pequenos montantes em lojas e transações de comércio eletrónico. Com este propósito a Diretiva Serviços de Pagamento 2 (PSD 2), que será revista no quarto trimestre de 2021, constitui um marco importante.
- Legislação sobre os criptoativos, que visa uma representação digital de valores ou direitos que podem ser armazenados e comercializados por via eletrónica. As novas regras permitem aos operadores autorizados num Estado-membro prestar os seus serviços em toda a União Europeia.
- Melhorar a supervisão a ciberataques, sendo que a legislação proposta exigirá que todas as empresas sejam capazes de resistir às ameaças ligadas às tecnologias.
Conheça Aqui a abordagem da Comissão Europeia