Inovação

Citi e Feedzai parceiras em pagamentos com IA

Nuno Sebastião, Feedzai

O Citi associa-se à portuguesa Feedzai para oferecer soluções de pagamento com inteligência artificial e recurso a aprendizagem automática.

O Citi Treasury and Trade Solutions (Soluções Financeiras e Comerciais do Citi) celebrou uma parceria estratégica com a Feedzai, empresa de referência em matéria de inteligência artificial (IA), no campo da gestão de risco em tempo real. O Citi espera implementar uma nova solução sustentada na tecnologia da Feedzai em 2019.

Segundo informação disponibilizada em comunicado conjunto, o Citi irá integrar a plataforma de monitorização de transações da Feedzai, que se baseia em tecnologia avançada de aprendizagem automática (machine learning), nos seus serviços e plataformas, com vista a melhorar o controlo e a gestão de risco das transacções de pagamento dos clientes.

Esta parceria surge na sequência de um investimento estratégico do Citi Ventures na Feedzai, em 2016.

“A nossa parceria estratégica com a Feedzai demonstra o nosso profundo compromisso com o uso da tecnologia na promoção da inovação. Com a ajuda da solução da Feedzai, podemos adaptar-nos rapidamente e criar valor para os nossos clientes, oferecendo-lhes a possibilidade de fazer pagamentos em segurança e com eficiência “, afirmou Manish Kohli, diretor global de pagamentos e créditos, Citi Treasury and Trade Solutions.

Em comunicado comum, as empresas recordam que os ciberataques são cada vez mais frequentes e sofisticados e os bancos têm de estar mais atentos do que nunca, sobretudo devido à crescente automatização e digitalização dos serviços.

Simultaneamente, devido ao crescimento dos pagamentos instantâneos, os clientes esperam que o processamento dos pagamentos seja cada vez mais rápido.

A tecnologia aprendizagem automática da Feedzai irá ajustar as definições de monitorização de discrepâncias e alterações no comportamento de pagamento dos clientes, permitindo a análise e identificação de potenciais anomalias em pagamentos efetuados antes que sejam enviados para liquidação. Tudo isto sem deixar de assegurar o
processamento dos pagamentos de forma rápida e eficiente.

“Não é por acaso que o Citi é um dos bancos mais bem-sucedidos do mundo – isso deve-se ao investimento em experiência do consumidor”, afirmou Nuno Sebastiao, CEO e cofundador da Feedzai.