- Smartpayments News - https://www.smartpaymentsnews.com -

Calculadora de carbono para a Banca

Calculadora de carbono para a Banca

Mastercard apresenta nova calculadora de carbono que permite aos bancos dar informação aos clientes sobre a sua pegada de carbono

Os consumidores estão hoje mais propensos a adotar um consumo mais sustentável do que no período pré pandemia, de acordo com um novo estudo sobre sustentabilidade, encomendado pela Mastercard e realizado em 14 países europeus, incluindo Portugal.

A grande maioria dos portugueses inquiridos (75%) reconheceu estar mais preocupado com a redução da pegada de carbono, do que na pré-pandemia e 76% tornaram-se mais conscientes sobre como as suas ações podem impactar o ambiente, com Geração Z (82%) a liderar o movimento. Os resultados confirmam a existência de uma tendência crescente dos consumidores em fazer gastos e consumos eco-conscientes.

Para além dos consumidores revelarem uma maior consciência das suas próprias ações sobre o meio ambiente, mais de metade dos portugueses (55%) considera que as empresas também devem comportar-se de forma mais sustentável e ecológica.

No âmbito do compromisso de longo prazo de ajudar empresas e consumidores a contribuir para a sustentabilidade do planeta, a Mastercard desenvolveu uma Calculadora de Carbono [1], a qual está integrada na plataforma que inclui a Priceless Planet Coalition e que tem, entre outras missões, o objetivo de plantar 100 milhões de árvores.

A ferramenta pode ser integrada e personalizada pelos bancos que queiram oferecer aos clientes eco-conscientes mais informação sobre o impacto dos seus gastos. Oferece, ainda, o acesso a informação e dados sobre o impacto de cada gasto ou transação em termos de emissões, além de que permite que as pessoas possam facilmente contribuir para preservar o ambiente.

A Calculadora de Carbono permite que os consumidores recebam um retrato instantâneo das emissões de carbono geradas pelas suas compras e transações, através das categorias de gastos. Os cálculos são alimentados pelo Índice Åland [2], um índex verificado e independente, e podem ser aperfeiçoados com equivalentes de CO2 que sejam mais relacionáveis e fáceis de entender (como, por exemplo, o número de árvores necessários para absorver a mesma quantidade de CO2), bem como dicas sobre hábitos mais sustentáveis. Os consumidores podem também a compensar a sua atividade, contribuindo para os projetos de recuperação florestal da Priceless Planet Coalition [3] – seja através da doação ou da utilização de pontos de recompensa e de programas de fidelização dos seus bancos. Os bancos podem integrar facilmente a Calculadora de Carbono nas suas aplicações móveis, através de novas APIs, agora disponíveis na Mastercard Developers.