Inovação

Caixadirecta passa a incluir assistente digital inteligente

A app Caixadirecta da CGD passou a incluir uma assistente digital inteligente que “fala com os clientes”

A Caixa Geral de Depósitos anunciou a disponibilização de uma assistente digital inteligente na app Caixadirecta. Segundo o banco, é a primeira solução do género disponibilizada pela banca portuguesa.

A app Caixadirecta é utilizada por praticamente um milhão de clientes que aí podem “efetuar transações e consultas bancárias, pagamentos de serviços, transferências e consulta de saldos e movimentos de contas”, agora com recursos à Caixa, o nome desta assistente digital.

A Caixa foi desenvolvida em parceria com a AgentifAI, uma startup portuguesa apoiada pela Caixa Capital, cuja área de negócio é a implementação de assistentes inteligentes em plataformas digitais, criando condições para uma melhor experiência na interação entre a empresa e os seus clientes, que deixam de ter de esperar para realizarem vários tipos de transações e consultas, explica o banco.

A nova funcionalidade é suportada em inteligência artificial e permite interagir com o banco através de uma “conversa”. O banco defende que a voz é o meio de comunicação mais natural no ser humano, pelo que a nova oferta deverá garantir “uma maior acessibilidade aos seus utilizadores”.

A Caixa, fala com o utilizador “em português de Portugal, realiza as operações bancárias pelo cliente e garante uma forma diferente de relacionamento com o banco, aprendendo com as interações e diálogos com o utilizador”, detalha a instituição.

Em breve será possível, através do mesmo canal, “ajudar a reativar os acessos ao Caixadirecta, efetuar operações de cartões, compreender a evolução das despesas do cliente, etc”, acrescenta comunicado de imprensa.

Esta é mais uma das iniciativas da Caixa incluída no Programa de Transformação Digital de longo alcance da instituição financeira.