Meios de Pagamento

Buy Now, Pay Later!

Buy Now, Pay Later!

A opção que não para de crescer junto das gerações Y e Z. A preferência das novas gerações por esta forma de pagamento está à vista, em 2020 cresceu cerca de 200% na geração Z e mais de 80% nos millennials, são números que fazem prever o impacto que o Buy Now, Pay Later tem no futuro dos meios de pagamento, o que significa que, flexibilidade é a palavra-chave!

Recentemente, o artigo do Mobile Payments Today refere que, os jovens confrontados com crises sucessivas, aumento do custo de vida e a incerteza trazida pela pandemia, fogem das taxas de juro altas associadas aos cartões de crédito, dos quais não são adeptos. A alternativa surge em forma de BNPL, o comprar agora e pagar depois, sem acréscimo de juros.

Trata-se de uma opção simples e flexível, disponível em plataformas digitais, os jovens consumidores acedem de forma rápida, não “perdem tempo” e gerem facilmente as suas finanças pessoais.

Paciência para esperar não é uma característica destas gerações. O que procuram são soluções alternativas às opções tradicionais de crédito que ainda dominam o mercado. No entanto, é de referir que estes novos consumidores preferem manter o cartão de crédito e usá-lo para responder a situações de emergência que possam surgir.

Por outro lado, o impacto da pandemia no nível de vida dos consumidores em geral leva a que esta solução de pagamento possa alastrar a outros perfis de clientes. É neste sentido que tem suscitado alguma preocupação no regulador o facto do consumidor poder facilmente gastar mais do que pode pagar.

Do outro lado, estão as marcas e os lojistas que muitas vezes olham para o BNPL como uma campanha de marketing para captar clientes e uma opção que podem disponibilizar para ativar a compra. Na verdade, as opções de pagamento são um dos critérios que mais pesa no momento de decidir a compra. Ir ao encontro daquilo que o consumidor deseja é prioritário.