Regulamentação

BIG tem nova oferta baseada na PSD2

O Total Banking permite a visualização agregada de várias contas bancárias, de diferentes bancos.

O Banco de Investimento Global (Banco BiG) anunciou o lançamento de uma nova oferta denominada Total Banking, inspirada na abordagem de arquitetura aberta (open banking) da recente Diretiva dos serviços de pagamentos (PSD2). A proposta permite a visualização agregada de várias contas bancárias, de diferentes bancos.

“Os clientes BiG poderão optar por visualizar não só os seus saldos, mas também outras classes de ativos”, usando esta ferramenta inovadora – BiG Total Banking -, garante comunicado da empresa.

A oferta procura responder à necessidade de simplificação num sistema financeiro, como o actual, “em que existem cada vez mais contas a aceder – mais números, palavras-chave e dados que memorizar.

“Focámo-nos em desenvolver um serviço seguro, inovador e sem custos”, refere Carlos Rodrigues, presidente do conselho de administração do BiG.

Através do serviço BiG Total Banking o cliente tem uma perspectiva global da sua vida financeira através da conta BiG, diz ainda o comunicado.

Através do serviço BiG Total Banking o cliente tem uma perspectiva global da sua vida financeira através da conta BiG, diz ainda o comunicado.

Segundo a informação disponível, o cliente poderá agregar a maioria da informação que esteja disponível para visualização nos seus outros bancos, o que lhe permite ver o valor agregado da sua carteira, o valor por banco e o valor alocado a cada ativo financeiro (depósitos, ações, fundos de investimento, obrigações, e outros investimentos).

“A evolução do portefólio apresenta-se através de gráficos ilustrativos da carteira e as funcionalidades estão convenientemente disponíveis em versão web e mobile”, diz ainda.

O BIG garante que o serviço assenta em princípios de segurança informática e no consentimento prévio por parte do cliente. “A disponibilização de informação bancária, a pedido do cliente, e a proteção dos seus dados têm sido um dos focos centrais deste serviço e estão alinhados com o Regulamento Geral Proteção de Dados RGPD e com a PSD2”, garante.