Empreendedorismo

Banco BPI estabelece parceria com a ANI

Um dos objetivos da ação de parceria é apoiar as empresas portuguesas concorrentes à segunda edição dos Prémios Empreendedor XXI.

O BPI formalizou uma parceria com a Agência Nacional de Inovação (ANI), através do Programa Born from Knowledge (BfK). Um dos objetivos é apoiar as empresas portuguesas concorrentes na segunda edição dos Prémios Empreendedor XXI.

O grupo engloba 300 startups reunidas em torno da  iniciativa organizada pelo BPI e pela DayOne, divisão do CaixaBank especializada em empresas tecnológicas inovadoras e respetivos investidores. O concurso conta em 2019 com o alto patrocínio do Ministério da Economia.

As empresas vencedoras dos dois prémios “territoriais em Portugal” serão conhecidas no dia 3, para as de Lisboa, Sul e Ilhas, e 4 de abril para aquelas do Norte e Centro. Cada um dos vencedores receberá cinco mil euros atribuídos pelo BPI e pela DayOne.

A ANI irá premiar o melhor candidato nacional com o prémio monetário de cinco mil euros e uma peça de arte ‘Árvore do Conhecimento’, da autoria do artista Leonel Moura.

Os prémios setoriais serão atribuídos a 14 de maio, em Madrid, durante a DayOne Innovation Summit. A estes prémios concorrem empresas portuguesas e espanholas em cada de seis setores definidos em função de tendências em inovação e das áreas de negócio do BPI e do CaixaBank: “Agro Tech, Health Tech, Commerce Tech, Fin&Insur Tech, Impact Tech e Tourism Tech“. Os vencedores de cada um dos setores recebem um prémio no montante de 25 mil euros.

Todos os vencedores (territoriais e setoriais), bem como alguns dos finalistas, terão também acesso a formação internacional, podendo frequentar um programa de acompanhamento em Silicon Valley, organizado pela ESADE em colaboração com a Singularity University, ou um curso internacional de crescimento empresarial, Ignite Fast Track, da Universidade de Cambridge (Reino Unido).

Os Prémios Empreendedor XXI decorrem em paralelo, no caso das categorias territoriais, e em conjunto, nas categorias setoriais, em Portugal e em Espanha. No total, candidataram-se 961 empresas, o que representa um crescimento de 36,3% face à edição anterior.

No total, a edição de 2019 distribuirá cerca de 525 mil euros em prémios.