Meios de Pagamento

Adoção de contactless continua a aumentar

Adoção de contactless continua a aumentar
A Mastercard revelou na passada semana que 78% de todas as transações na Europa já são contactless. De acordo com a empresa, na Europa a adoção do contactless já estava à frente do resto do mundo, mas nos últimos meses tem vindo a crescer, com a Mastercard a comprometer-se agora a possibilitar que 42 países aumentem os limites de gastos através deste meio de pagamento.

Segundo um estudo realizado pela Mastercard, 89% dos europeus consideram o contactless fácil de utilizar e quase metade (42%) admite ter reduzido a utilização de dinheiro devido à pandemia de COVID-19. A maioria (73%) também é da opinião que o fim da pandemia não alterará o hábito de utilização do contactless e 64% afirma que esta é agora a sua forma preferida de pagar as compras.

A empresa revela também que pagar através de contactless com um cartão de débito ou de crédito continua a ser o método mais popular (86%), mas 28% já utiliza a tecnologia no telemóvel e 4% em dispositivos wearables. Além disso, 17% dos inquiridos afirmam não usar dinheiro e quase metade (40%) diz ter alterado os cartões que utilizam mais frequentemente para efetuar os seus pagamentos através de contactless.

Os consumidores que utilizam contactless para compras diárias assumem que os maiores benefícios são a higiene (81%) e a facilidade de utilização (85%). As mercearias são o principal local de utilização do contactless (87%), juntamente com outras lojas de retalho (48%) e farmácias (54%).

“Na Europa, a Mastercard sempre liderou em termos de contactless, mas a taxa de envolvimento com esta forma de pagar, não apenas a adoção, é evidente. Depois de possibilitarmos a tantos países aumentarem os limites contactless, estamos agora focados na confiança e na segurança. A nossa tecnologia sempre esteve presente para ajudar a impulsionar a mudança de comportamentos dos consumidores e para garantir que o dinheiro é mantido seguro, para que todas as pessoas que servimos possam ter paz de espírito num enquadramento comercial em permanente evolução”, refere Milan Gauder, Executive Vice President of Product and Innovation, Europe na Mastercard.