NFC

Porto prepara títulos de transporte virtuais

ddab b

A cidade do Porto prepara-se para implementar um sistema de títulos de transporte virtuais. O projeto, financiado pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente, visa criar uma alternativa ao sistema de bilhética tradicional Andante. Por ocasião da assinatura do acordo entre seis Câmaras Municipais, lideradas pelo Porto, e o Ministério do Ambiente, para que passem a assegurar a gestão da empresa STCP partir de dia 1 de janeiro de 2017, Matos Fernandes, Ministro do Ambiente, anunciou que está disponível uma verba de 500 mil euros para que a empresa Transportes Intermodais do Porto (TIP) possa dar seguimento ao projeto de desmaterialização de bilhética.

O ministro desafiou a nova joint venture a olhar para os novos desafios da mobilidade. «Temos uma juventude cada vez mais urbana, que habita os centros urbanos, que se desloca a pé, de bicicleta, e cuja relação com o automóvel é menos intensa do que a da geração anterior», assumiu o Ministro.

Em maio de 2014, o TIP foi convidado a integrar o projeto Seamless Mobility, tendo como objeto o apoio à implementação e teste de um protótipo de pagamentos móveis em transportes públicos na Área Metropolitana do Porto.

O autor deste projeto é a Universidade do Porto – Faculdade de Engenharia e conta com a participação das empresas Novabase, OPT – Optimização e Planeamento de Transportes, SA, Metro do Porto, STCP, TIP e Transdev, face ao conhecimento destas do sistema intermodal de bilhética e possibilidade de viabilização de um piloto para teste da solução encontrada.

O referido projeto tem como objetivo propor uma solução viável de bilhética desmaterializada ou virtual sem recurso a equipamentos específicos e de cartões. De acordo com informação do TIP, a ideia base assenta no uso de telemóveis com leitura de QR Codes ou tecnologia NFC, integrando a possibilidade de consulta pelo Cliente de dados do seu interesse (saldos de utilização, informações de planeamento de viagens, etc) bem como a possibilidade de ligação a um meio de pagamento bancário.

 

Photo credit: Alexandre Jorge via VisualHunt / CC BY-NC