E-commerce

O poder das plataformas nas transações entre empresas e clientes

poder das plataformas

A competição entre as plataformas para ganharem espaço na experiência do consumidor, está a dominar o mercado financeiro e os meios de pagamento, elas são o grande protagonista da transformação a que hoje assistimos.

Com o foco em proporcionar a melhor experiência cliente, tornam-se o elo forte para a fidelização de consumidores que privilegiam, para além da segurança, a rapidez e a funcionalidade. Os clientes exigem um serviço hiper-personalizado.

Estão permanentemente a surgir novas opções e cabe às empresas identificar as que melhor servem o seu negócio e a relação que desejam manter com os seus clientes.

Em Portugal, o multibanco é o meio preferido para pagar contas online. Já o MB Way ganha destaque entre os jovens com idades entre os 15 e os 34 anos.

Os dados recolhidos no Barómetro E-Commerce da Marktest dão a conhecer que os montantes gastos em compras online estão a aumentar, sobretudo no que toca a gastos até 50 euros, que subiram de 10,4% para 13,6%.

Os gastos entre 51 e 100 euros cresceram 1,4 pontos percentuais e os de mais de 250 euros registaram uma subida de 0,7 pontos percentuais.

poder das plataformasSão 5,2 milhões o número de portugueses que fazem compras online. Este valor corresponde a 60.9% do universo de indivíduos com mais de 15 anos residentes em Portugal continental

  • Entre os inquiridos do sexo masculino, 64% afirmam fazer compras online; entre as mulheres, são 58% afirmam fazê-lo.
  • Relativamente à periodicidade de compras online, 43.8% dos inquiridos fá-lo pelo menos uma vez por mês e 12.4% pelo menos uma vez por semana.
  • No que respeita às compras online por classe social, observa-se que a classe Alta e Média Alta é a que se destaca com 92.1% dos seus inquiridos a realizar este tipo de compra.