Quantcast
Tecnologia

ZLT – Zonas Livres Tecnológicas, experimentação de soluções tecnológicas aplicadas ao setor financeiro

ZLT – Zonas Livres Tecnológicas

ZLT – Zonas Livres Tecnológicas, experimentação de soluções tecnológicas aplicadas ao setor financeiro

De acordo com a informação partilhada pela ANI – Agência Nacional de Inovação, estas ZLT são ambientes físicos para testes, geograficamente localizados, em ambiente real ou quase-real, destinadas à execução de testes de tecnologias, produtos, serviços e processos inovadores de base tecnológica, de forma segura, com o apoio e acompanhamento das respetivas entidades competentes.

 

O objetivo é potenciar as oportunidades trazidas pelas tecnologias emergentes, nomeadamente:

  • Inteligência artificial
  • Blockchain
  • Realidade virtual
  • Robótica
  • Internet das coisas
  • Impressão 3 D
  • Rede 5G

Uma das vantagens desta ZLT é permitir o desenvolvimento ou implementação de novos produtos e processos baseados em tecnologia que caso contrário, não poderiam ser testados dado o quadro jurídico aplicável. Atraindo também investimento estrangeiro relacionado com o desenvolvimento tecnológico.

 

Para o setor financeiro, as Zonas Livres Tecnológicas poderão ser interessantes para o desenvolvimento de novas tecnologias de controlo financeiro, mas não só. As empresas ao integrarem estas ZLT irão desenvolver uma maior interação com os reguladores no sentido de desenvolverem produtos e serviços de forma mais segura e posteriormente poderão beneficiar de autorização definitiva para operarem no mercado.

Nestes ambientes reais e seguros poderão assim ser testados novos produtos, que, sob o olhar do regulador, não estão desde logo sujeitos a apertados mecanismos regulatórios.

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever