Criptoativos

Visa lança Crypto Advisory Services

Crypto Advisory Services

Visa lança Crypto Advisory Services

Os criptoativos estão a crescer entre as preferências dos consumidores. 40% dos investidores em critpomoedas admitiram trocar de banco para um que oferecesse produtos relacionados com criptoativos que também já estão a ter grande influência no mundo dos pagamentos.

Atenta a esta realidade, a Visa lançou recentemente o Visa Global Crypto Advisory Practice que tem como objetivo preparar clientes e parceiros para lidarem com esses ativos cuja consciência da sua existência é quase universal. Trata-se de um serviço de consultoria que põe à disposição de instituições financeiras, retalhistas ou bancos centrais toda a expertise da Visa nesta matéria. Este serviço proporciona uma oportunidade para conhecer o ecossistema dos criptoativos e, posteriormente, desenvolver estratégias que conduzam a novas experiências de utilização e inovação como programas de recompensas através de criptomoedas e wallets de consumidor integradas no CBDC – Central Bank Digital Currency.

As criptomoedas representam uma mudança tecnológica para a movimentação de dinheiro e propriedade digital. A mentalidade dos clientes e investidores está a mudar e estes estão mais sensíveis ao investimento e construção de soluções em criptoativos. Esta foi uma importante conclusão do estudo da Visa Crypto Phenomenon: Consumer Attitudes & Usage, com quase um terço dos inquiridos a afirmar já ter tido contacto com criptomoedas, quer como veículo de investimento, quer como meio de troca.

O estudo em apreço revelou ainda que:

  • Quase um em cada três adultos, que tenham conhecimento de criptoativos, já possui ou utiliza criptomoedas, e 62% desse segmento afirma que a sua utilização aumentou no último ano.
  • 37% dos consumidores de criptoativos nos mercados emergentes inquiridos utilizam ou possuem criptomoedas, comparativamente com 29% nos mercados desenvolvidos.
  • 18% dos inquiridos dizem ser provável, ou muito provável, que mudem de banco para um que ofereça produtos relacionados com criptoativos nos próximos 12 meses. Entre os consumidores que já possuem criptomoedas, 40% estão dispostos a efetuar a mudança.
  • A construção de riqueza e a crença nas criptomoedas como o futuro dos serviços financeiros estão entre as principais motivações para o investimento neste tipo de ativos com 42% e 41%, respetivamente, das preferências dos inquiridos.
  • Os cartões Crypto e as recompensas Crypto são atrativas. Entre os atuais proprietários de cartões Crypyo, 81% manifestam interesse em cartões que permitem converter e gastar criptomoedas nos retalhistas onde fazem as suas compras, da mesma forma que se pode utilizar um cartão de débito ou de crédito. 84% desses estão interessados em recompensas Crypto, o que lhes permite ganhar criptomoedas como recompensa pelos gastos do seu cartão.