Economia

Verão de 2022 regista recorde de operações com cartões estrangeiros

Verão

O SIBS Analytics, em parceria com o Turismo de Portugal, revelou que, este verão (entre 1 de julho e 31 de agosto), registou-se um aumento de 22% do consumo total e um recorde do consumo com cartões estrangeiros em Portugal, que aumentou 37% face a 2019 e 71% face ao mesmo período de 2021.

Em comunicado, a entidade informa que, se se avaliar apenas o valor das operações dos cartões portugueses, o crescimento foi de 19% face a 2019. No que se refere apenas ao valor das compras efetuadas em setores tradicionalmente associadas ao turismo – alojamento, restauração, transportes e lazer – registou-se um aumento de 49% comparativamente ao período pré-pandemia e de 54% em relação ao ano passado.

Durante o verão, o MB WAY atingiu os 4,3 milhões de utilizadores únicos, e registou um crescimento significativo do número de operações de compra superior a 80% face ao mesmo período de 2021, e de 7,3% em comparação ao período pré-pandemia.

Analisando o peso do número de cartões por região do país, destacam-se os distritos de Beja, Évora, Portalegre, Santarém, Castelo Branco e Guarda como os que tiveram maior incidência de cartões em férias em território nacional.

Artigo publicado em parceria com a Distribuição Hoje.