Responsabilidade social

União em torno de causas: responsabilidade social no setor financeiro

responsabilidade social no setor financeiro

União em torno de causas: responsabilidade social no setor financeiro

A responsabilidade social no setor financeiro já é uma realidade assumida e que veio para ficar. A banca e as instituições financeiras estão cada vez mais ativas no desenvolvimento de ações em parceira e em benefício da comunidade. De acordo com o Livro Branco sobre Responsabilidade Social «ser socialmente responsável é estar em sintonia com a sociedade e saber que somos parte dela».

Além de desencadear impactos positivos na sociedade, os benefícios decorrentes de atividades de responsabilidade social não ficam por aí. É uma forma de atrair e motivar talento e de melhorar a produtividade. É também um modo de diferenciação em relação à concorrência, traz inequívocos benefícios reputacionais e contribui positivamente para a identidade da marca.

Dentro do grande chapéu que é a responsabilidade social são várias as atividades que as empresas da esfera financeira, designadamente, bancos têm vindo a desenvolver:

  • Atribuição de prémios no âmbito da sustentabilidade e do empreendedorismo
  • Donativos e patrocínios
  • Desenvolvimento de mecenato cultural
  • Ações de team building
  • Ações de reflorestação
  • Organização e participação em campanhas de crowdfunding para fins de ajuda social

Muitas das atividades de responsabilidade social são desenvolvidas em parceria. Um exemplo de sucesso é a parceria entre a UNICRE e a Fundação do Gil. Juntas criaram e promovem o Cartão Alegria. Trata-se de um cartão presente cujo valor de aquisição, 2 euros, reverte na totalidade para o apoio à Fundação.

O Cartão Alegria é assim «um cartão presente solidário, pré-pago, não recarregável e não nominativo, desenvolvido por estes dois parceiros desde 2012. Tem como finalidade possibilitar a qualquer pessoa ou empresa apoiar as crianças e jovens que beneficiam dos programas de ação social da Fundação do Gil. A novidade neste Natal é que para os cartões adquiridos até dia 31 de dezembro, a UNICRE duplica o valor doado à Fundação. Esse valor passa assim de 2 euros para 4 euros. Esse montante adicional terá como destino o reforço da capacidade de resposta do projeto social de Cuidados Domiciliários Pediátricos da Fundação. Como pode ser utilizado? Quem receber este presente solidário pode utilizar o seu valor na rede Visa e MB, em lojas online e físicas, em Portugal e no estrangeiro.