Aquisições

Transformação e diversificação na estratégia da Prosegur Cash ao adquirir a Changegroup para liderar o negócio de câmbio de moedas

Changegroup

A ChangeGroup é um dos maiores operadores mundiais de câmbio de moedas, que opera uma rede de mais de 100 agências de câmbio e gere 300 ATMs em cidades espalhadas por todo o mundo. Com esta aquisição, a empresa tem como objetivo promover a sua estratégia de transformação e diversificação, tanto em termos de tipos de serviços como da sua presença geográfica

A ChangeGroup é uma empresa líder no setor dos câmbios monetários, e conta  também com uma ampla rede de ATMs. A empresa, fundada em 1991, já prestou serviços a mais de 50 milhões de clientes, opera uma rede de mais de 100 agências de câmbios (tanto em aeroportos como em locais emblemáticos nas principais cidades do mundo) e gere 300 ATMs em 37 cidades de todo o mundo. A ChangeGroup posicionou-se como o principal operador de câmbios no mercado europeu, operando também nos EUA.

A atividade do setor do câmbio está a registar uma forte recuperação após os piores anos da pandemia. Neste contexto, a solidez financeira e a experiência internacional da Prosegur Cash, juntamente com o conhecimento do setor e a capacidade operacional da ChangeGroup, representam uma oportunidade para captar o crescimento esperado do setor. Nesse sentido, a Prosegur Cash pretende fazer crescer o negócio da ChangeGroup de forma decisiva nos próximos anos.

A Prosegur Cash e a ChangeGroup desenvolveram uma estratégia integrada com a qual esperam acelerar o crescimento das suas operações e tirar proveito das oportunidades geradas com a integração de ambas as empresas. O objetivo é construir uma operação fortemente baseada na experiência digital, tanto para o desenvolvimento de produtos como de canais, e assim cobrir as necessidades dos clientes em qualquer parte do mundo de uma maneira ágil e eficiente.

Ignacio Cea, Diretor Global de Novos Negócios da Prosegur Cash, destacou que “integrar a experiência e o conhecimento da ChangeGroup é um marco muito importante na transformação das nossas operações e na constante diversificação dos nossos serviços. Com esta operação queremos trazer as nossas capacidades para um novo segmento que está a recuperar muito rapidamente após a pandemia. Estamos convencidos de que estamos agora a entrar numa nova fase de desenvolvimento intensivo para a ChangeGroup em todos os mercados e países”.

Sacha Zackariya, CEO e co-fundador da ChangeGroup, afirmou: “Este acordo é um sinal claro da confiança depositada nas nossas equipas e nos serviços que prestamos. A partir de agora, os nossos clientes – especialmente os clientes dos aeroportos – têm um parceiro verdadeiramente forte e financeiramente estável com os recursos necessários para prestar serviços de classe mundial a longo prazo e à escala global”.

A área de negócios de Novos Produtos da Prosegur Cash cresceu 39,4% nos primeiros seis meses de 2022 em comparação com o mesmo período do ano passado. Este valor sobe para 56,2% se os desinvestimentos forem excluídos. Consequentemente, os Novos Produtos registaram vendas de 206 milhões de euros e representaram 23,4% das receitas totais.