Entrevista

Somos líderes no pagamento fracionado

Somos líderes no pagamento fracionado

Somos líderes no pagamento fracionado

Acreditamos que o facto de o cliente poder dividir o valor das suas compras em 3 ou 4 prestações, sem ter qualquer custo nem encargo para si é um aspeto extremamente valorizado

Entrevista a Dario Coffetti, Diretor Geral Oney Bank Portugal

São já muitos meses em situação de pandemia, quais os principais desafios que enfrentou enquanto CEO?
Iniciei funções como diretor-geral no Oney Bank Portugal em julho, portanto, em plena pandemia e confinamento. Ainda assim, foi com grande entusiasmo que regressei a Portugal para abraçar este novo desafio, com a missão de continuar o processo da transformação digital do Oney Bank.
Penso que posso falar em nome de vários CEOs de empresas, uma vez que nós, à semelhança dos restantes colaboradores, tivemos que reaprender a viver num novo contexto e numa realidade até aqui desconhecida. Como principais desafios – continuando a assumir as minhas responsabilidades e a atuar de acordo com as minhas competências – diria que é crucial conseguir ser ainda mais ágil na tomada de decisão, neste contexto que já todos bem conhecemos. E destaco este ponto porque tem implicações transversais, concretamente, a readaptação das equipas, conhecer as suas necessidades e mantê-las motivadas, focadas e confortáveis. Estes são fatores que todos nós tivemos que pôr à prova, quer ao nível de CEOs, quer ao nível de middle management.
Outro desafio ainda pode estar relacionado com a necessidade de transmitir confiança na empresa e na reputação da marca, tranquilizando quem está remotamente, talvez mais isolado, de que pode continuar a confiar e que, apesar do esforço conjunto e da crise pandémica, continuamos com uma empresa robusta e sólida, que nos permite continuar e continuar a apoiar financeiramente quem recorre a nós.

Conseguirmos adaptar-nos rapidamente aos clientes e aos parceiros, para responder a cada um da melhor forma

Para que todos estes aspetos se concretizassem, foi fundamental existir um forte alinhamento dentro da empresa, no qual todos os colaboradores conhecessem a estratégia do Oney e para tal, foi igualmente importante conseguirmos manter os laços de relação com a empresa, mesmo à distância. Manter a proximidade, possível de modo virtual, reforçar o espírito de equipa impresso no nosso ADN e a característica de entreajuda. A visão e os valores no Oney são comuns, pelo que fomentámos a sua partilha dentro das equipas, através dos respetivos managers.
De modo mais genérico, estes foram – e continuam a ser até este contexto estar definitivamente ultrapassado, alguns desafios que identifico nestes quase doze meses de pandemia.
Gostava de facto de agradecer a todos os nossos colaboradores. Durante esta crise sanitária continuámos fortemente comprometidos em responder às necessidades dos nossos colaboradores, clientes e parceiros – mantendo as pessoas no centro das nossas preocupações.
Ao longo deste período, continuámos mobilizados em dar apoio efetivo a todos, bem como em ajudar o pessoal de saúde e os pacientes, através de apoio humano, organizacional/logístico, financeiro e material. Estou francamente orgulhoso da nossa equipa!

Qual o impacto do atual contexto na vossa atividade? Quais as áreas que mais beneficiaram e cresceram? Sentiram fragilidade em alguns dos vossos produtos de crédito ou nas soluções de pagamento?
Os hábitos de consumo sofreram profundas transformações nos últimos meses e conseguimos recolher dados interessantes sobre este tema, no âmbito de um estudo que apresentámos sobre o impacto da Covid-19 no comportamento do consumidor. Algumas conclusões mostraram, por exemplo, que houve efetivamente um aumento dos canais digitais para consumo e que o pagamento fracionado surgiu como aliado das compras online.
Acreditamos que os consumidores irão consolidar estes novos hábitos, o que poderá trazer oportunidades a novos retalhistas digitais.

É fundamental continuar a apoiar as pessoas que querem ou precisam de fazer compras online e, principalmente, de modo fracionado, para assim aliviar os respetivos orçamentos mensais

Ou seja, embora saibamos que estávamos no caminho certo, já antes da pandemia, porque tínhamos criado soluções de pagamento para o comércio eletrónico, sabemos também que é fundamental continuar a apoiar as pessoas que querem ou precisam de fazer compras online e, principalmente, de modo fracionado, para assim aliviar os respetivos orçamentos mensais. Com o 3x 4x Oney é possível fazer uma compra e dividi-la em 4 prestações, sem custos, portanto, compreendemos bem que o crédito pessoal se apresente como uma área com crescimento e, neste caso concreto, uma alternativa de pagamento como esta pode, efetivamente, ser facilitador do dia a dia das pessoas. Desde sempre que os nossos clientes estão em primeiro lugar e, por isso, preocupamo-nos em dar resposta a cada situação específica. Privilegiamos procurar as soluções, em conjunto, que mais se adaptam a cada cliente e que lhes permite manter uma situação financeira saudável. Também neste sentido disponibilizámos a moratória aos nossos clientes e acompanhámos os casos que fomos recebendo, de modo a ir ao encontro das necessidades nesta fase particularmente difícil para todos.

O Oney Bank tem milhões de clientes nos diferentes países em que está presente e uma grande proximidade com o retalho. Como é que melhoram a vida dos vossos clientes?
De facto, podemos dizer que somos um banco diferente, porque nascemos do retalho e por isso a nossa expertise tem sido desenvolvida ao longo dos nossos 35 anos de existência – sendo que estamos presentes em Portugal há mais de 25 anos – desde sempre com o objetivo de projetar soluções de pagamento e de serviços financeiros inovadores.
Com a inovação em vista, mantivemo-nos sempre atento às novas tendências de mercado e às novas vontades dos consumidores, bem como às necessidades destes nas diferentes fases da vida – e em momentos tão particulares de crises sanitárias como a atual. Aqui, tanto para nós enquanto banco, como para os clientes, o digital tem um papel preponderante e por isso apostámos no e-commerce como melhoria na vida dos clientes.
A nossa experiência no mercado mostrou-nos que os consumidores querem ter capacidade para pagar as compras num curto espaço de tempo, de forma simples e segura e foi com base nestas premissas e na adaptação que temos vindo a assistir aos novos hábitos de consumo, que temos vindo a apostar no desenvolvimento de soluções de financiamento para pagamentos online que permitem fazer compras nos sites de e-commerce de diferentes marcas, dos mais variados setores. Apostamos na melhoria da experiência de cliente e valorizamos a rede de parceiros que temos vindo a criar – neste momento já contamos com 17 e 550 a nível mundial no Oney! E continuaremos a expansão desta rede. No último ano, por exemplo, começámos a trabalhar com mais marcas de peso, como a La Redoute, a Egitana, a Lanidor e a PC Diga.

Com um histórico de cerca de 10 anos, o 3X 4X Oney tem sido uma importante aposta vossa. Como tem evoluído e como se diferencia dos restantes produtos que estão no mercado?
A solução de crédito pessoal online 3x 4x Oney foi criada pelo Oney Bank para o comércio online, permitindo pagamentos fracionados em três ou quatro prestações, sem juros nem encargos associados. Esta solução é exclusiva para os parceiros Oney Bank, não obstante está disponível para todos os clientes, independentemente de serem ou não já nossos clientes, podendo ser utilizado qualquer cartão de débito ou de crédito, das redes Visa® ou Mastercard®, para pagamento das prestações. No mercado diferenciamo-nos porque acreditamos que podemos ser efetivamente uma ajuda para os clientes em determinados momentos nos quais, possivelmente, o cliente não avançaria na compra por indisponibilidade financeira e, neste caso, com o 3x 4x Oney pode avançar, porque para além de não ter custos para si, tem um processo de subscrição simples, rápido, seguro e totalmente online. Todas estas vantagens apresentam a nossa verdadeira proposta de valor. Somos líderes no pagamento fracionado em França, Portugal, Itália e Roménia – e disponibilizamo-lo em sete países (França, Portugal, Itália, Roménia, Espanha, Bélgica e Alemanha).

Temos vindo a apostar no desenvolvimento de soluções de financiamento para pagamentos online que permitem fazer compras nos sites de e-commerce de diferentes marcas, dos mais variados setores

Quais são os elementos que os clientes mais valorizam e que os impulsionam a optar pelo 3X 4X Oney?
Acreditamos que o facto de o cliente poder dividir o valor das suas compras em 3 ou 4 prestações, sem ter qualquer custo nem encargo para si é um aspeto extremamente valorizado. Inclusive, enquanto consumidores e se nos for dada a opção, por norma privilegiamos um pagamento fracionado sem juros nem encargos associados, para que assim o valor mensal seja mais reduzido e consigamos gerir melhor os nossos orçamentos. Este desejo dos consumidores é uma realidade que quisemos concretizar. Conseguimos! À opção sem juros ou quaisquer outros encargos para os consumidores e à disponibilidade 24 horas por dia para compras online, juntamos ainda o facto de a resposta ser imediata, a simplicidade do processo, a segurança em toda a adesão e em todas as etapas da compra online, bem como toda a experiência de compra simplificada. Todos estes aspetos são muito valorizados. Outros fatores do enorme potencial do 3x 4x Oney prendem-se também por ter uma fácil e rápida integração nas plataformas de e-commerce dos retalhistas, considerando aqui o lado de quem vende. Naturalmente que a nossa preocupação passou também por ajudar os retalhistas a potenciarem as suas vendas, permitindo o aumento da taxa de conversão e do carrinho de compras. Pontos fundamentais para a manutenção de uma loja online. Por outro lado, estamos a contribuir para o crescimento do e-commerce, principalmente nesta fase que o mundo atravessa, com maior propensão para o digital, ou seja, queremos ser a resposta para as necessidades dos consumidores. Sabemos bem que o futuro continuará a passar pela desmaterialização dos processos e por soluções online, ou seja, o e-commerce é uma parte importante do futuro da economia. A toda esta realidade, juntamos a experiência internacional que temos no grupo Oney na área do e-commerce, que é um contributo muito importante. O valor diferencial na nossa oferta está aqui.

A integração entre o financiamento imediato e a opção de pagamento, é uma tendência crescente? Quais os pilares em que deve assentar esta solução?
A nossa experiência no mercado mostra-nos que os consumidores querem de facto ter capacidade para pagar as compras num curto espaço de tempo e de forma simples e segura. Por isso, sem dúvida que inovação, segurança, facilidade, simplicidade e sustentabilidade são alguns dos pilares em que esta solução assenta. A título de exemplo, o mesmo estudo mostrou que, da totalidade das pessoas inquiridas, 1 em cada 3 quer recorrer mais frequentemente a soluções de financiamento e que o pagamento fracionado surge como a opção mais popular. 31% dos portugueses afirmou pretender utilizar esta solução nos próximos meses.

Os clientes receiam a exposição à fraude e o risco associados às operações online. Que soluções e ferramentas utilizam para prevenir e gerir o risco?
Estamos a falar de uma solução win-win que é simples, mas segura, que é de fácil acesso, mas rigorosa; e que é totalmente digital, mas que exige credenciais de identificação, nomeadamente, a utilização do documento de identificação. Ou seja, com isto quero dizer que as operações online que implementamos seguem critérios e procedimentos de segurança online, consolidadas com as atuais regras do comércio eletrónico e com a nossa experiência enquanto Grupo com 35 anos no mercado. Sem dúvida que a segurança online é uma prioridade para nós. E para reforçar esta mensagem, sublinho que colocamos a segurança online sempre como prioritária e por isso o 3x 4x Oney integra um inovador sistema anti-fraude do Oney Trust, uma empresa que faz parte do Grupo, que ajuda a garantir o conforto e a segurança das compras feitas online.

Colocamos a segurança online sempre como prioritária e por isso o 3x 4x Oney integra um inovador sistema anti-fraude do Oney Trust

O que podemos esperar do crescimento do mercado? Que elementos irão ganhar maior relevância e em que sentido vai evoluir?
Sabemos que a pandemia e o confinamento trouxeram novas realidades e diferentes aprendizagens a todos e, no Oney Bank, também procuramos adaptar-nos às atuais necessidades dos clientes e da sociedade em geral. No estudo que fizemos sobre como a Covid-19 impactou o nosso modo de consumir, procurámos aprofundar as novas motivações do consumo, que incluem o mundo digital e esta vontade explica bem o crescente sucesso das nossas soluções omnicanal, que acompanham todas as formas de compra (na loja, online, drive, click e recolha, etc). Por exemplo, ficámos a saber que os portugueses se incluem no grupo dos maiores compradores online, aquando do confinamento, concretamente com compras de produtos alimentares (33%) e vestuário (27%), que surgiram como os itens mais frequentemente adquiridos online. Outro dado diz-nos que é provável que esta tendência seja duradoura a longo prazo, uma vez que 67% dos portugueses pretende continuar a fazer as suas compras online em itens de cultura, a título de exemplo. Por último, a aceleração da digitalização foi uma realidade e, curiosamente, permitiu a 53% dos portugueses inquiridos melhorar os seus conhecimentos sobre as ferramentas digitais, tendo 75% afirmado sentir-se confortável em fazer compras online. Penso que estes exemplos ajudam a responder à sua questão, relativamente ao potencial – e provável – crescimento do mercado online. Estamos totalmente conscientes do papel da transformação digital e da sua importância para uma empresa se manter competitiva e, neste caso, o 3x 4x Oney é, na verdade, uma das respostas do Oney Bank.

E o ONEY Bank, como é que se prepara para ganhar relevância no mercado, qual a parte central do vosso modelo de crescimento? O que antevê para 2021?
Sabemos que o retalho online ganhou uma nova força e, por isso, acreditamos que esta tendência veio para ficar, pelo que vamos continuar a apostar no digital, por compreendermos a relevância que tem no mercado. É fundamental continuarmos a acompanhar a forma como estes novos hábitos se enraizaram e as oportunidades que trazem e por isso em 2021 continuaremos atentos a novas parcerias e a acompanhá-las, pois estamos a alargar o leque de marcas com as quais trabalhamos e ter uma maior diversidade de setores à disposição dos consumidores. No novo ano mantemos a nossa ambição de Grupo em tornarmo-nos líder europeu de soluções de pagamento fracionado, assim como continuamos a dar prioridade aos temas de sustentabilidade ambiental e de responsabilidade social, fundamentais para a nossa empresa. Incentivamos também ações sobre consumo sustentável, com o objetivo de promover a economia circular, bem como iniciativas de responsabilidade social empresarial que dão aos consumidores total esclarecimento, para que tomem decisões conscientes e responsáveis. E queremos também continuar a pensar global e a agir local, a preocuparmo-nos com os nossos colaboradores, com os nossos clientes – atuais e futuros – bem como com os parceiros, fundamentais na nossa atividade. Sabemos bem que juntos podemos apoiar as economias e as relações profissionais de sucesso. Sucesso e saúde são também os nossos votos para este ano!