Inretail Congress

Soluções de pagamentos inovadoras apresentadas no InRetail

No decorrer da 10ª edição do InRetail, realizado pela primeira vez num formato 100% digital, nos dias 9 e 10 de novembro, as empresas dedicadas aos meios de pagamento marcaram presença e apresentaram soluções inovadoras específicas para a área do retalho.

 O mundo está em mudança. E se isso já era notório na sociedade desde há algum tempo, o ano de 2020 veio revolucionar a vida de todos os consumidores. “Não há país que não tenha sentido o impacto da pandemia”, começou por afirmar Rui Fonseca, director of business development da Mastercard que teve a seu cargo a apresentação “mix de experiências online / offline para retailers e consumidores”.

Antes da pandemia, o comportamento ao nível europeu resumia-se nos seguintes dados: 40% dos pagamentos no offline eram realizados por contactless, percentagem que descia para os 10% em Portugal. “Houve uma tendência que se acelerou no contactless: a nível europeu, 79% dos pagamentos são feitos por esta via. Prevê-se que 1/3 das compras tenham sido feitas online desde maio e tem havido um crescimento constante ainda que o canal físico volte a recuperar”, salientou o responsável.

No estudo destas novas dinâmicas é preciso olhar para o futuro pois as mudanças no comportamento dos consumidores vieram para ficar. “A Mastercard está preparada para estas mudanças e focamos o nosso investimento em três pontos chave: a experiência do consumidor, a segurança e confiança, e a importância das decisões tomadas com base no DATA tendo em conta o negócio e a experiência do consumidor”, sublinhou Rui Fonseca.

É fundamental garantir métodos de pagamento menos intrusivos. A utilização de plataformas com tecnologia preditiva vem melhorar ainda mais essa experiência do mix entre o online e o offline”
Rui Fonseca, Mastercard

Existem momentos chave na jornada do consumidor: tomada de consciência / aquisição; / conversão – decisão / lealdade – continuidade, explicou o orador, dando exemplos práticos de soluções e boas práticas na área de pagamentos, desde logo, o recurso ao contactless para retirar o tempo que se demora a pagar e a crescente utilização dos self checkouts que “não sendo propriamente uma novidade, estão a ganhar terreno e maior destaque”.

Numa componente de segurança, com a pandemia de Covid-19, o limite de contacless aumentou e têm sido feitos mais investimentos para encontrar soluções com autenticações fortes que conferem maior proteção nas transações e nos dados dos consumidores. “É fundamental garantir métodos de pagamento menos intrusivos. A utilização de plataformas com tecnologia preditiva vem melhorar ainda mais essa experiência do mix entre o online e o offline. É possível hoje medir a jornada para medir os pontos de êxito”, salientou Rui Fonseca.

Neste mundo em mudança, “a visão da Mastercard passa por proporcionar cada vez mais uma boa experiência com segurança, conveniência e controlo, em qualquer lugar, a qualquer momento e em todas as plataformas que os consumidores escolham para comprar.”

O “less” nos pagamentos de intervenção
Com 7,7 milhões de clientes, o Oney Bank está presente em 12 países, conta com mais de 500 parceiros e 2600 colaboradores.

Num tempo em constante transformação, os comerciantes e retalhistas têm em urgência em reduzir custos. Foi nesse sentido que Dario Coffetti começou a sua apresentação salientando que colabora nesta empresa desde há dez anos e iniciou o cargo de CEO do Oney Bank Portugal desde julho deste ano. Como empresa nascida na área do retalho e com uma experiência desenvolvida ao longo de 35 anos, pauta-se pelo objetivo de projetar soluções de pagamento e serviços financeiros inovadores. “Os clientes valorizam três aspetos nos meios de pagamento: a segurança, a rapidez e o preço”, defendeu. O CEO deu a conhecer a solução 3x4x Oney começando por citar um estudo realizado pela empresa, de 17 a 24 de abril de 2019, que concluiu que o pagamento fracionado é usado por seis em cada dez consumidores. “É também um fator determinante na escolha de uma marca para um em cada quatro consumidores”, afirmou. Este produto é um crédito pessoal com resposta imediata que permite o pagamento das compras em três ou quatro prestações, sem juros nem encargos, em lojas online parceiras.

Os clientes valorizam três aspetos nos meios de pagamento: a segurança, a rapidez e o preço”
Dario Coffetti, Oney Bank

Dario Coffetti partilhou com a audiência que os parceiros valorizam este produto que está em expansão pela Europa devido ao facto de ser “simples, seguro e rápido” além de contarem com o acompanhamento de uma equipa de suporte especializada. É o caso do parceiro PCDIGA que tem clientes que dão primazia a soluções descomplicadas, práticas e acessíveis.

O InRetail é um evento organizado em conjunto pela Distribuição Hoje e a IFE Abilways e juntou mais de 220 participantes em formato virtual devido às novas medidas relacionadas com a pandemia de Covid-19.