Tecnologia

.PT lança programa digital com apoio do Google.org para acelerar a recuperação económica através da tecnologia

.PT

O .PT, entidade responsável pela gestão do domínio de topo português, com o apoio do Google.org, o braço filantrópico da Google, lançou o programa ‘Rampa Digital’, com o objetivo de contribuir para acelerar a recuperação económica através da tecnologia.

  • A iniciativa ‘Rampa Digital’ pretende dinamizar o ecossistema empreendedor nacional através do acesso gratuito a formação em ferramentas digitais.
  • O Programa vai abranger micro e pequenas empresas, sobretudo em regiões marcadas pela assimetria geográfica, mulheres em situação de vulnerabilidade e jovens com necessidades especiais.
  • Um roadshow informativo e com sessões de formação, vai percorrer o país e espera desenvolver as competências digitais de empreendedores, empresas e associações.

O programa integra um conjunto de ações de formação e mentoria, bem como de acesso gratuito a ferramentas digitais, e destina-se a micro e pequenas empresas, em particular de regiões marcadas pela assimetria geográfica, mulheres em situação de vulnerabilidade e jovens com necessidades especiais.

Cursos online em vídeo, casos de estudo, sessões de acompanhamento e de formação online e presenciais são algumas das ações que fazem parte do programa, que adotará ainda uma abordagem de proximidade, através de sessões individuais e em pequenos grupos.

A tecnologia terá, nos próximos anos, um papel decisivo na recuperação económica, no reforço da competitividade e no desenvolvimento social do País. Por essa razão, a qualificação dos recursos humanos, através da capacitação digital, tem de ser uma prioridade de empreendedores e empresas para melhor responder aos desafios da transformação digital”, refere Luisa Ribeiro Lopes, Presidente do Conselho Diretivo do .PT e Coordenadora-Geral do INCoDe.2030.

A responsável acrescenta que é necessário descentralizar as políticas públicas e levar este tipo de iniciativas mais longe. “Programas como o ‘Rampa Digital’, que hoje lançamos, têm de ter a capacidade de chegar onde são mais necessários para gerar um impacto real no crescimento e na sustentabilidade das nossas micro e pequenas empresas, mas também na criação de oportunidades para os mais vulneráveis, em particular as mulheres e os jovens”, sublinha.

Para Bernardo Correia, country manager da Google Portugal, as micro e pequenas empresas movem a economia de Portugal. “Temos o prazer de apoiar o ‘Rampa Digital’ através do Google.org, mais uma das nossas contribuições para elevar as aptidões digitais do tecido empresarial português de forma, a que, essas empresas possam melhor competir eficazmente no mercado global e levar os seus fantásticos produtos e serviços às cerca de 5 mil milhões de pessoas que usam a internet globalmente.”