Banca e startups

Prémios Empreendedor XXI: como a banca está a promover o empreendedorismo

Prémios Empreendedor XXI

Prémios Empreendedor XXI: como a banca está a promover o empreendedorismo

A banca tem um papel crucial no incentivo ao empreendedorismo e ao desenvolvimento de startups e, por conseguinte, na regeneração do tecido empresarial. A prová-lo estão os Prémios Empreendedor XXI que comemoram este ano a sua quinta edição em Portugal e a décima quinta em Espanha. Estes prémios ibéricos são da responsabilidade do BPI (Portugal) e do CaixaBank (Espanha).

O objetivo é, reconhecer financeiramente projetos inovadores em diferentes setores de atividade para apoiar o desenvolvimento das startups e fomentar o crescimento do ecossistema empreendedor.

Os candidatos devem cumprir dois requisitos:

  • Serem empresas de base tecnológica
  • Terem menos de três anos de atividade

Os Prémios em causa são uma das iniciativas mais relevantes de apoio ao Empreendedorismo da Península Ibérica. A edição anterior contou com a distribuição de mais de 733 mil euros. Este ano os prémios monetários são reforçados com a atribuição de dois prémios no valor de 6 mil euros cada destinado às empresas com maior impacto territorial, um na zona «Norte e Centro» e outro em «Lisboa, Sul e Ilhas».

Além dos prémios atribuídos em cada país separadamente, há também prémios ibéricos que se destinam a premiar conjuntamente as empresas mais preparadas para responder aos atuais desafios do setor financeiro com a entrega de 25 mil euros ao vencedor de cada categoria:

  • Transformação digital e tecnológica do setor financeiro;
  • Cidades mais sustentáveis, seguras, conectadas e adaptadas;
  • Sustentabilidade ambiental;
  • Assegurar o envelhecimento ativo e uma vida longa e saudável, através da tecnologia;
  • Transformação digital e inovação no sector agroalimentar;
  • Digitalização, novos modelos de negócio do setor da hotelaria, restauração, turismo e lazer.

Além dos prémios monetários, todos os vencedores e um finalista por cada categoria dos desafios vão ter igualmente acesso ao Moonshot Thinking for Entrepreneurs, um programa internacional de formação orientado para startups com elevado potencial de crescimento.

Todos os candidatos terão ainda acesso a três sessões de formação a distância sobre alguns dos temas-chave para empreendedores: financiamento, storytelling, cultura e liderança.

Este ano as candidaturas, apresentadas em formato digital através da página www.empreendedorxxi.pt, estão abertas até dia 3 de dezembro.