Inovação

PayPal disponibiliza serviço de pagamentos entre amigos

As razões mais comuns pelas quais as pessoas poderão precisar da oferta são o envio de dinheiro como presente, o pagamento de contas domésticas e de prendas.

A PayPal anunciou o alargamento do seu serviço de pagamentos pessoais gratuitos a 25 países na Europa, incluindo Portugal.

A oferta é disponibilizada procurando dar resposta rápida e confortável à necessidade de utilizadores pagarem, solicitarem e receberem dinheiro de pessoas conhecidas, como amigos.

Funciona com base na aplicação móvel mas também no site do operador de pagamentos, independentemente da fonte escolhida: saldo PayPal, cartão ou conta bancária.

Em média, os portugueses emprestam entre 50 e 100 euros, devem dez euros. Geralmente, têm de cobrar quantias próximas dos dez euros, segundo a Censuswide. O valor mais elevado que as pessoas devem e não recebem de volta, acrescenta a consultora, é também de dez euros.

O grupo que parece estar a pedir mais dinheiro emprestado é o dos parceiros e cônjuges diz ainda o estudo realizado pela Censuswide, a pedido da PayPal, abordando práticas dos mercados para os quais o serviço gratuito foi estendido.

Difícil reaver dinheiro

Paypal pagamentos amigosO trabalho concluiu também que mais de 21% das pessoas consideram que é difícil reaver dinheiro de amigos, familiares e colegas de trabalho. Isso acontece geralmente depois de fazerem despesas em conjunto. Por exemplo, para comprar um presente, pagar uma viagem de grupo ou comprar bilhetes para eventos.

Em Portugal, as principais razões apresentadas para não se efectuarem este tipo de pagamentos são o esquecimento (25,6%) e a falta de dinheiro em mão. E ainda, a dificuldade de acesso a uma caixa multibanco (16,8%).

O serviço de pagamentos pessoais do PayPal é gratuito para portugueses no envio de dinheiro para amigos e familiares dentro da União Europeia. Permite qualquer tipo de pagamento usando o endereço de email do destinatário, sem necessidade de ceder dados bancários.

Se o último ainda não tiver uma conta PayPal, poderá abri-la de forma gratuita. Assim que o pagamento for efetuado, surge uma notificação. Deste modo, o dinheiro é automaticamente adicionado à conta PayPal correspondente, ficando logo acessível.