Pagamentos inteligentes

Pagar sem sair do carro: só precisa da sua impressão digital

impressão digital

Pagar sem sair do carro: só precisa da sua impressão digital

Em breve vai ser possível fazer pagamentos a partir de um dispositivo incorporado nos automóveis que só precisa da impressão digital para funcionar e ordenar o pagamento.

Os responsáveis por esta evolução são a Daimler Mobility e a Visa. Estes players firmaram uma parceria que vai permitir que os pagamentos aconteçam, sem ter de utilizar outros dispositivos como smartphones ou inserir passwords para autenticação.

Segundo explicou o consórcio, «os automóveis vão passar a ter um dispositivo de pagamento habilitado biometricamente, graças à tecnologia Delegated Authentication, da Visa. Desta forma, os usuários deixam de precisar de inserir os números do cartão bancário para concluir uma compra ou alternar entre dispositivos para autenticar pagamentos».

Esta nova solução inteligente de pagamentos vai estar disponível em 2022 para os clientes da Mercedes-Benz que vão conseguir fazer pagamentos ao utilizar um sensor de impressão digital no automóvel.

Prevê-se que esta tecnologia seja alargada a outras marcas e venha a estar disponível nos mercados globais numa fase posterior. Segundo estimativas do consórcio, em 2022 e 2023 o número de carros ligados à rede deverá aumentar para mais de 352 milhões e o volume total de pagamentos in-car pode atingir os 86 mil milhões de dólares até 2025.

Esta é uma nova experiência, que é considerada «de luxo», para o cliente automóvel, proporcionando-lhe uma experiência de comércio conectada in-car totalmente nova. A segurança, a simplicidade e o conforto estão presentes no ADN desta solução de pagamentos na qual a autorização de qualquer pagamento está a distância de uma impressão digital.