Tecnologia

Pagamentos da área do euro, como está a correr a migração para a nova plataforma

Pagamentos

Pagamentos da área do euro, como está a correr a migração para a nova plataforma

O Banco de Portugal promoveu uma reunião com os prestadores de serviços de pagamentos, dedicada à partilha de informação sobre os principais projetos em curso.

Pelo seu caráter estratégico e disruptivo, foi destacado nesta reunião o projeto de consolidação do TARGET2 com o TARGET2-Securities e de evolução dos serviços TARGET, que deverá estar concluído em novembro de 2022.

Este projeto resultará na substituição do atual TARGET2 (sistema no qual residem as contas das instituições junto do Banco de Portugal) por uma nova plataforma do Eurosistema para liquidação de pagamentos em euros por bruto em tempo real, que utilizará um novo standard de mensagens, o ISO 20022.

Segundo o Banco de Portugal sublinhou é significativo o impacto deste projeto para todos os utilizadores desta infraestrutura, não só pelos desenvolvimentos técnicos exigidos, mas também porque a migração para a nova plataforma ocorrerá em big bang e quem não estiver devidamente preparado, em 21 de novembro de 2022, poderá ficar impedido de efetuar operações em moeda de banco central (pagamentos interbancários, depósitos e levantamentos de numerário, operações de política monetária, entre outras).

A única forma de evitar disrupções no funcionamento dos sistemas de pagamentos, essenciais para a estabilidade financeira e para o funcionamento da economia, é manter o esforço e o foco nos oito meses que restam até à migração, para assegurar que todas as atividades necessárias são concluídas com sucesso e atempadamente.