Lojas Online

Negócios exclusivamente online, muito mais que uma tendência: Soluções de pagamento para lojas online

Negócios exclusivamente online

Negócios exclusivamente online, muito mais que uma tendência: Soluções de pagamento para lojas online

Com o crescimento do comércio eletrónico, mais que os negócios físicos se tornarem digitais, esta tendência potenciou o aparecimento de negócios exclusivamente online. Por sua vez esse crescimento exige soluções de pagamento digitais que sejam simultaneamente transparentes, seguras e fáceis de utilizar pelos clientes. A criação desses canais pode ser relativamente simples para os grandes retalhistas que têm já montada a sua estrutura, mas pode não ser tão linear para os “novos lojistas digitais”. E as opções de pagamento e de checkout podem fazer a diferença entre comprar ou não.

O pagamento através de terminais virtuais foi uma das primeiras soluções apresentadas. Inicialmente só para cartões de crédito. Basta que os clientes forneçam ao comerciante os dados dos cartões de crédito ou débito e concretiza o pagamento.

Mais recentemente surgiram os paylinks. Um simples link enviado para os clientes permite pagar e receber de forma segura. Além da segurança, os paylinks apresentam outras vantagens: o envio dessa ligação pode ser feito através de diferentes canais de comunicação como SMS, chats incorporados no website ou mesmo por meio de redes sociais; dispensa máquinas físicas, programas e aplicações adicionais ou específicas para esse efeito.

Convém que o processo de checkout seja o mais simples e rápido possível já que é uma fase crucial para a finalização da compra ser bem-sucedida. É por isso que os lojistas virtuais podem recorrer a plataformas de que fornecem esse serviço e que tornam o processo de checkout mais ágil. E há diferentes opções no mercado e diferentes fornecedores para criar essa estrutura à medida: WooCommerce, Magento, OpenCart, PrestaShop, Zen Cart, X-Cart, CloudCart, entre outras. A escolha deve depender do tipo de negócio, volume de faturação e da fase de crescimento em que o negócio se encontra.