Meios de pagamento

Mastercard lança um cartão bancário a pensar em todos e reforça o seu compromisso com a inclusão

Mastercard

Mastercard lança um cartão bancário a pensar em todos e reforça o seu compromisso com a inclusão

O novo cartão bancário da Mastercard chama-se Touch Card e é para todos. É acessível a invisuais e amblíopes e foi especialmente desenhado para facilitar a este público a identificação do tipo de cartão que estão a utilizar.

Através de uma inovação simples, mas eficaz passa a ser possível ao seu utilizador diferenciar os cartões de crédito, débito e pré-pagos através do tato. Trata-se da “introdução de «entalhes» distintos na lateral do cartão” em cada um dos três tipos de cartões, tal como a Mastercard refere em nota de imprensa. Esta solução tátil vem assim facilitar a identificação dos tipos de cartões por parte de pessoas com dificuldades visuais.

O Touch Card está também adaptado para poder funcionar em terminais POS e ATM. Este cartão contou ainda com o apoio da Organização Nacional de Deficientes Visuais do Reino Unido – Royal National Institute for the Blind  (RNIB) e da VISIONS / Serviços para invisuais e amblíopes nos Estados Unidos e foi desenvolvido com a IDEMIA, a empresa de tecnologia de identificação que desenvolve cartas de condução móveis e cartões de pagamento biométricos.

A Mastercard já tem vindo a incorporar outras inovações, no âmbito do seu compromisso para a inclusão, como é o caso da incorporação do som de marca nos terminais de pagamento para sinalizar que a transação com o cartão foi realizada com sucesso.

Estas inovações representam passos importantes na inclusão financeira, visando proporcionar igual acesso a produtos financeiros tendo em conta as necessidades de cada um. Eis «um produto focado na acessibilidade, que permite que todas estas pessoas possam beneficiar da facilidade e da segurança do mundo digital, porque ninguém deve ser deixado para trás».