Mastercard

MasterCard já permite autenticação com selfie em compras online

Quem faz compras online pode a partir de agora usar uma selfie ou uma impressão digital na hora de confirmar o pagamento das compras. A tecnologia que permite trocar a tradicional password pela identificação a partir de dados biométricos é da responsabilidade da MasterCard e estava a ser testada há vários meses.

Pode ser usada a partir do PC ou de aplicações para telemóvel e permite que, na altura de concretizar uma compra online, o utilizador se autentique tirando uma fotografia a si próprio ou digitalizando uma impressão digital e use esses dados para confirmar o pagamento das compras.  

O novo serviço, batizado pela empresa de sistemas eletrónicos de pagamento como Identity Check Mobile, é lançado em 12 países europeus: Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Hungria, Holanda, Noruega, Espanha, Suécia e Reino Unido. Portugal fica para já fora da lista.

Durante os testes conduzidos nos últimos meses na Holanda, Estados Unidos e Canadá, a empresa garante que o serviço foi muito bem acolhido e aponta os números obtidos no piloto holandês, para justificar as conclusões. Aí, mais de três quartos dos 750 clientes do ABN Amro envolvidos na experiência garantiram que têm planos para continuar a usar o reconhecimento facial ou a impressão digital para fazerem pagamentos online.

A segurança e a conveniência foram as vantagens mais sublinhadas por quem participou no teste, com 75% dos utilizadores a acreditarem que as soluções biométricas podem ajudar a reduzir os índices de fraude. Já a conveniência foi apontada por 95% dos que experimentaram a autenticação por impressão digital e por 80% dos que testaram o reconhecimento facial. 

A MasterCard tem planos para levar as novas opções de autenticação para compras online a mais geografias durante o próximo ano.