Consultoria financeira

Mastercard expande serviços de consultoria para as áreas de Criptomoedas, Open Banking e ESG

Mastercard

Mastercard expande serviços de consultoria para as áreas de Criptomoedas, Open Banking e ESG

As alterações nas preferências dos consumidores, a rápida transformação digital e as mudanças geopolíticas estão a criar novos desafios de inovação ao mundo empresarial. E para ajudar os decisores a fazerem evoluir as suas empresas e o crescimento transversal dos negócios, a Mastercard decidiu alargar o seu leque de serviços de consultoria focado em pagamentos com novas práticas dedicadas ao Open Banking, Open Data, Crypto & Digital Currencies e, também, na componente ESG.

Durante mais de duas décadas, a consultoria tem sido uma parte fundamental dos compromissos da Mastercard com os seus clientes, quer no apoio à conceção de estratégias de pagamentos multi-rail, quer no aconselhamento sobre oportunidades na gestão de dados.

“Os pagamentos são apenas o início”, diz Raj Seshadri, Presidente da Mastercard Data & Services. “Nos últimos 20 anos, trabalhámos com os nossos clientes em todos os setores bancários, fintech, retalho, viagens e outros, ajudando-os a compreender e a superar todos os desafios e oportunidades que lhes são lançados. Esta evolução da consultoria é um reconhecimento de que o mundo está em mudança e que nós temos de acompanhar essa mudança, para ajudarmos os clientes a superarem os desafios de hoje e a anteciparem o que vem a seguir.”

Com estas novas áreas de especialização, a Mastercard reforça a sua abordagem integrada baseada em pensamento, serviços, ferramentas e ativos de referência mundial – tais como o Ciphertrace, o Finicity e a Aiia, o Cyber Quant e o Priceless Planet Coalition – para impulsionar decisões mais inteligentes com melhores resultados em todas as dimensões do negócio dos clientes.

Impulsionar a Criação de Valor através do Open Banking
O Open Banking aumenta as oportunidades de acesso a serviços que os clientes procuram e coloca as empresas e os consumidores no centro do processo de gestão dos seus dados financeiros. Para ajudar as empresas a maximizar as oportunidades de open banking, os nossos consultores utilizam conhecimentos baseados em dados, serviços de consultoria e desenvolvimento de produtos, alinhados com Data Responsibility Principles.

Apoiar os bancos na Adoção de Moedas Digitais
Os serviços de consultoria da Mastercard prestados a bancos e comerciantes abrangem uma série de valências ao nível das moedas digitais, que vão desde os modelos de aprendizagem às avaliações de risco e desenvolvimento de estratégias de cripto e NFT, incluindo a criação de cartões cripto e desenho de programas de fidelização para criptomoedas.

A Mastercard tem trabalhado na curadoria de diversas parcerias com empresas nativas digitais, que oferecem soluções de ponta em criptomoedas, e tem ajudado as fintechs a expandirem-se para novos mercados, através de estratégias de planeamento e comercialização no mercado. Por exemplo, um dos focos tem sido o de ajudar os bancos centrais a explorarem o desenho e a implementação da versão digital das suas moedas (CBDC).

Através da plataforma de testes da Mastercard, que está assente no conhecimento que a empresa tem dos sistemas de pagamento e das variáveis políticas e regulatórias, os bancos centrais podem analisar vários cenários antes de decidirem pela respetiva implementação.

Colocar Propósito na Prática
Os consumidores estão, como nunca, conscientes do impacto social e ambiental dos produtos e marcas com que interagem. Os consultores da Mastercard ajudam, por isso, os clientes a entender melhor o que isso significa para os seus negócios e como podem transformar estes insights em estratégias que fazem a ponte entre o propósito e o lucro.