Quantcast
Internet

eCommerce mundial atinge os 2,3 biliões em 2015

Depositphotos  original

Os valores relativos ao comércio eletrónico a nível mundial cresceram 20 por cento, tendo atingido um total de 2,3 biliões de dólares em 2015.

Os dados são de um relatório da eCommerce Europe (apresentado pela ACEPI – Associação da Economia Digital no seu site), segundo o qual a região da Ásia-Pacífico é a que mais cresce no mundo em matéria de vendas B2C. Por seu lado, a China continua a destacar-se com receitas de 766,5 mil milhões de dólares, mas a Índia cresce 130%, diz ainda o mesmo estudo.

 

O relatório divulgado pela eCommerce Europe refere-se às vendas business to consumer (B2C) em 2015, não tendo por isso sido contabilizadas as transações entre empresas. Ainda assim, as expectativas para 2016 são “positivas, e apontam para um crescimento a rondar os 17,5%, com receitas globais de 2,7 biliões de dólares, cerca de 2,4 biliões de euros”.

Com um crescimento de quase 20% nas vendas online a nível mundial e 2,3 biliões de dólares de receitas, o comércio online tem já um valor que anda muito perto do PIB de países como a França ou o Reino Unido.

 

No mesmo trabalho, é ainda possível perceber que a China tem a maior fatia do bolo no que toca a receitas eComm, “com 766,5 mil milhões realizados com o comércio online, quase três quartos do valor total da região”.

No entanto, há ainda outros três países asiáticos no top 10, a saber: o Japão, a Coreia do Sul e a Índia, sendo que esta ultima entra agora na lista dos maiores mercados online.

 

Na realidade, ao longo do ultimo ano, a Índia cresceu 129,5% e a eCommerce Europe estima que em 2016 “continue com crescimentos exponenciais, com uma subida acima de 75%”.

Tal como já tinha acontecido em 2014, a região da Ásia-Pacifico voltou a ser a maior região em termos de receitas, aumentando “a diferença em relação aos dois maiores concorrentes, a América do Norte e a Europa”. No total, as receitas “foram superiores a 1,057 mil milhões de dólares, quase o valor combinado das receitas registadas na América do Norte (644 mil milhões) e a Europa (505 mil milhões)”, revela o estudo.

 

A América Latina e o Médio Oriente e Norte de África são as regiões que se seguem, com crescimentos relevantes, mas com volumes de receitas aquém dos registados pelos líderes. Na América Latina as vendas online cresceram 28% e atingiram os 33 mil milhões, enquanto no Médio Oriente e Norte de África o crescimento se situou nos 19% para um total de “26 mil milhões de dólares”.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever