Tendências

Clientes, clima e sustentabilidade, ativos digitais: que alinhamento é necessário para fazerem parte da solução e não do problema

Clientes e clima

Clientes, clima e sustentabilidade, ativos digitais: que alinhamento é necessário para fazerem parte da solução e não do problema

O estudo da YE identifica três desafios importantes a ter em conta no setor da banca:

O cliente

O que os clientes desejam é ter uma experiência inteligente, integradora de todos os serviços financeiros e não financeiros de que necessitam dos seus bancos. Há cada vez mais concorrentes no mercado financeiro e um dos elementos diferenciadores na captação e sobretudo na fidelização do cliente, é precisamente a experiência de serviço seja positiva, ágil e rápida. É isto que os clientes querem.

O clima e a sustentabilidade

Hoje 60% das PME diz estar interessada em que o seu banco as ajude a desenvolver modelos de negócio sustentáveis, sendo que 20% estão mesmo dispostas a pagar uma taxa por esse serviço. O eu significa que, quando falamos de sustentabilidade, há aqui uma clara oportunidade para o tipo de resposta que a banca pode dar.

Os ativos digitais

Irão continuar a evoluir e a respetiva procura a aumentar. Os clientes cada vez mais, exigem aos bancos e outros prestadores de serviços financeiros, serviços de ativos digitais. O que implica, por parte do setor financeiro, o reforço do investimento em tecnologia. Ainda o mesmo estudo refere que, 20% das despesas de funcionamento de um banco incide na tecnologia. É fundamental a banca ter capacidade de investir em tecnologia, sob pena de não ter capacidade de responder a novas oportunidades de crescimento.