BPI

Banca 3.0: Afonso Fuzeta Eça dirige novo Centro de Excelência e Inovação do BPI

Banca 3.0

Banca 3.0: Afonso Fuzeta Eça dirige novo Centro de Excelência e Inovação do BPI

  • Professor universitário e fundador de uma fintech, Afonso Fuzeta Eça junta-se ao BPI para impulsionar oportunidades de negócio na área do open banking, financiamento sustentável, metaverso/Web 3.0 e finanças descentralizadas (DeFi).

Afonso Fuzeta Eça, é o diretor executivo do novo Centro de Excelência para a Inovação e Novos Negócios do BPI. O cofundador e ex-administrador executivo da fintech portuguesa Raize tem como missão apoiar o desenho de uma visão de futuro do BPI, identificando tendências relevantes no sector financeiro e novas oportunidades de geração de valor para Clientes e para o acionista, o Grupo CaixaBank.

O Centro estará focado na promoção de ecossistemas colaborativos que facilitem e acelerem a implementação de oportunidades de negócio em áreas como o open banking, financiamento sustentável (ESG), metaverso/Web 3.0 e finanças descentralizadas (DeFi).

Afonso Fuzeta Eça iniciou a sua carreira profissional, em 2006, como trader no Math Fund, um hedge fund. Em 2015, destacou-se no ecossistema empreendedor português como cofundador da fintech RAIZE, a primeira plataforma de empréstimos online em Portugal que reúne investidores e micro e pequenas empresas, onde desempenhou diferentes cargos executivos.

É, desde 2014, Professor Auxiliar da Nova School of Business & Economics (Nova SBE) onde leciona os cursos de Financial Modelling e Fintech Ventures no Mestrado em Finanças.