Meios de Pagamento

Amazon cria sistema que permite pagar com a palma da mão

A Amazon criou um sistema de pagamento para lojas físicas que recorre à palma da mão do consumidor para autorizar transações. O sistema Amazon One está a ser testado nas lojas da Amazon em Seattle, nos EUA.

Para usar o sistema Amazon One, o cliente posiciona a mão por cima de uma máquina que lê a ‘assinatura’ única de cada um e autoriza a transação. Por enquanto este método de pagamento está a ser testado em apenas duas lojas Amazon Go em Seattle, mas deverá chegar a outras lojas em breve, com o gigante de e-commerce a planear disponibilizar o serviço a comerciantes e outras empresas que estejam interessadas na tecnologia.

Para usar o sistema é precisa uma inscrição na primeira visita à loja, inserindo o cartão de crédito e seguindo as instruções do scanner no ecrã. Assim que o cartão e a palma da mão forem emparelhados, o cliente poderá entrar nas lojas simplesmente posicionando a mão acima do dispositivo durante cerca de um segundo.

A empresa diz também que o Amazon One poderá ser usado para qualquer forma de autenticação e não apenas para pagamentos, nomeadamente bilhetes para estádios ou concertos.

Segundo a Amazon, o reconhecimento da palma da mão é considerado “mais privado do que algumas alternativas biométricas, porque não se pode determinar a identidade de uma pessoa olhando para a imagem da palma da mão”, ao contrário do reconhecimento facial. A empresa diz ainda que este método de pagamento requer um gesto intencional, o que faz dele mais seguro que outros sistemas suportados pela biometria.