Inovação

Utilizadores testam QR Code para circular na Carris

O projeto-piloto de pagamento e validação com QR Code na Carris decorre até dezembro. 150 utilizadores estão a testar o sistema no eléctrico 15, em Lisboa

Cento e cinquenta utilizadores estão a testar, até dezembro, um sistema de pagamento e validação com QR Code numa das carreiras da Carris, em Lisboa.

O projeto-piloto foi desenvolvido em parceira pela empresa de transportes públicos e pela SIBS. Os utilizadores selecionados podem agora utilizar a app Carris para comprar e validar títulos de transportes a bordo do eléctrico 15.

Os bilhetes podem ser adquiridos a bordo do eléctrico sendo o pagamento realizado com MB Way, diretamente na app. Esta está disponível para smartphones com os sistemas operativos iOS ou Android.  A fase de testes decorre até dezembro.

Os resultados do projeto-piloto “vão permitir afinar a estratégia de investimento em equipamentos de bilhética”, assinala António Pires, vice-presidente da Carris. Segundo o mesmo responsável esta é uma “solução pioneira de utilização de QR Code nos transportes públicos urbanos em Portugal”.

“A desmaterialização do dinheiro passa não só por uma utilização cada vez maior dos cartões, mas também por outros meios de pagamento eletrónicos que combinam segurança e fiabilidade”, refere Gonçalo Amaro, diretor de digital & eCommerce da SIBS.

O lançamento do projeto aconteceu por ocasião das comemorações dos 147.º aniversário da Carris.