Tendências

Turismo de Portugal analisa comportamento de turistas

Consumidor do futuro domina a tecnologia, gosta de lojas físicas e procura experiências de compra

O Turismo de Portugal está a utilizar o serviço SIBS Analytics para aprofundar conhecimento sobre os comportamentos de consumo dos turistas

O Turismo de Portugal está a utilizar o serviço SIBS Analytics para aprofundar o conhecimento sobre os comportamentos de consumo dos turistas nacionais e internacionais.

Para o efeito, o Turismo de Portugal estabeleceu uma parceria com a SIBS através da qual está a incorporar “informação privilegiada, de grande valor acrescentado, sobre os comportamentos de consumo em Portugal”.

Através do acesso ao serviço, o Turismo de Portugal “terá relatórios personalizados, sustentados em dados reais, agregados e despersonalizados, processados diariamente pela SIBS”, como é o caso da primeira infografia disponibilizada sobre  Destinos de Verão.

Com base nesta e noutras informações, o Turismo de Portugal verá reforçada “a sua capacidade de decisão estrutural assertiva, que lhe permite definir estratégias para o futuro do setor, com base na análise de dados de operações de pagamentos eletrónicos e numerário, o consumo e características dos consumidores portugueses e estrangeiros em Portugal”, explicam as duas organizações em comunicado conjunto.

Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, considera que “o SIBS Analytics constitui uma importante ferramenta de disponibilização de informação sobre os gastos dos turistas estrangeiros que nos visitam, permitindo um conhecimento pormenorizado sobre o perfil de consumo de cada mercado. Esta informação é verdadeiramente útil para a tomada de decisão das empresas do setor pelo que o Turismo de Portugal pretende desenvolver uma nova oferta de serviços de conhecimento”. Esta informação será disponibilizada aos clientes do Turismo de Portugal na plataforma TravelBI”.

O SIBS Analytics foi disponibilizado em maio de 2019. O sistema disponibiliza acesso a dados para estudos académicos ou para suporte à formulação de decisões de negócio empresariais.

Destinos de verão 2019

A SIBS e o Turismo de Portugal desenvolveram a infografia Destinos de Verão. Esta revela que, nas férias de 2019, os estrangeiros gastaram mais 7% em Portugal do que no período homólogo, enquanto o número de operações realizadas com cartão cresceu 17%. Cerca de 85% das operações de estrangeiros foram realizadas por europeus. Entre estes, os franceses realizaram o maior número de operações.

Os portugueses realizaram mais operações no estrangeiro nas férias deste ano (+22%). A Europa foi o principal destino das operações dos portugueses, representando 92% do total, com Espanha na primeira posição nas operações realizadas. Fora da Europa, os portugueses gastaram, em média, 288 euros.