Inovação

Transportes públicos passam a ter solução pós-paga

A OTLIS e a SIBS lançaram uma nova modalidade de pagamento para os cartões de viagens nos transportes públicos em Lisboa.

A OTLIS e a SIBS lançaram uma modalidade de pagamento pós-pago que permitirá viajar em sete operadores de transportes públicos de Lisboa.

Através da modalidade Viva Go, associada aos cartões Lisboa Viva, será possível viajar sem necessidade de efectuar um carregamento prévio do título de transporte, anunciaram as duas empresas em comunicado.

“É uma solução inovadora de pagamento que associa o cartão bancário ao cartão de transporte Lisboa Viva, permitindo ao utilizador dos transportes viajar num regime pós-pago”, explica Maria Antónia Saldanha, diretora de marca e comunicação da SIBS.

A nova solução debita diretamente na conta bancária do titular o valor de cada viagem apenas e quanto é efetuada. Para o efeito, basta o titular aderir ao serviço numa das 12 mil caixas Multibanco ou ATM Express, associando o cartão bancário ao cartão de transporte. “Esta evolução do cartão Lisboa Viva assenta na modalidade SIBS pay-as-you-go que oferece melhor usabilidade nos transportes, com toda a segurança e conveniência de um débito pós-pago feito na rede Multibanco”, acrescenta Maria Antónia Saldanha.

A nova modalidade de pagamento poderá ser utilizada nos Operadores Carris, CP – Comboios de Portugal, Fertagus, Metropolitano de Lisboa, Metro Transportes do Sul Transtejo e Softlusa.

A nova modalidade poderá coexistir com outras (passe, zapping, etc.), carregadas no mesmo cartão, funcionando como alternativa quando não há outros contratos tarifários válidos no tempo e no espaço pretendido. Os sistemas dos operadores darão prioridade aos títulos de transportes destinados a uma utilização frequente.

Os dois milhões de cartões Lisboa Viva, em circulação, podem ser utilizados em 24 operadores de transportes. A nova modalidade de pagamento poderá ser utilizada nos Operadores Carris, CP – Comboios de Portugal, Fertagus, Metropolitano de Lisboa, Metro Transportes do Sul Transtejo e Softlusa.  A modalidade poderá, a médio prazo, ser alargado aos restantes Operadores de Transporte.”Estas atualizações podem ser consultadas junto dos operadores ou da Otlis”, assinalou Maria Antónia Saldanha.

A solução resulta de uma parceria entre a OTLIS e a SIBS, e poderá servir “milhares de passageiros ocasionais” que, deste modo, poderão aceder aos transportes públicos sem terem que se preocupar em adquirir previamente um título de transporte, poupando tempo e ganhando em comodidade, pagando à medida da utilização”, refere comunicado.

Como funciona

Os titulares do cartão Lisboa Viva podem aderir à nova modalidade de pagamento pós-pago em qualquer caixa Multibanco ou ATM Express, através da opção Viva Go, disponível no menu transportes.

Após a adesão é possível começar a viajar. O valor da viagem é debitado diretamente na conta do cartão associado ao VIVA Go e pode ser consultado normalmente nos extratos ou consultas a essa conta.